Segurados do INSS devem consultar com frequência extratos no Menu INSS para identificar possíveis fraudes, essa tem sido a recomendação do Instituto Nacional do Seguro Social, a fim de evitar o mais novo golpe do mercado financeiro brasileiro. Nesta modalidade, o criminoso obtém dados pessoais da vítima, tais como CPF, e faz o empréstimo em seu nome. “É importante consultar mês a mês o extrato do benefício. Temos acompanhado uma série de golpes no país, dos mais variados tipos. Esse é mais um. Ao identificar qualquer cobrança não contratada por você, aciona imediatamente o órgão para esclarecimento”, pontua a advogada Anhamona de Brito do Ajê Advocacia.
Os golpistas estão agindo, principalmente, em segurados que já tiveram ou possuem algum contrato de consignados. “Às vezes os valores descontados mês a mês são baixos, por exemplo R$15, então as pessoas podem não perceber que trata-se de um golpe”, pontua. Por lei, consignados podem ser parcelados em até 84 vezes, o que torna mais fácil para os criminosos aplicarem nos aposentados e pensionistas.
É necessário que se faça denúncias desses casos, para pressionar o judiciário a punir os bancos e criar mecanismos de segurança mais sólidos para coibir os golpes.