80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas de acordo com a Organização Mundial da Saúde
Conhecido como Abril Marrom, este é o mês destinado aos cuidados preventivos da saúde ocular. No mundo, aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas com cuidados preventivos, como uma simples visita ao oftalmologista, para o tratamento precoce de deficiências visuais, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou mesmo o glaucoma e a catarata. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos sofrem da doença de catarata.
Para o oftalmologista, Cristiano Pinheiro, o principal descuido que as pessoas têm da sua saúde ocular é a falta de prevenção, além do uso indiscriminado de colírios. “Parece um frasquinho pequeno e inocente, mas o uso de medicamentos sem prescrição médica podem causar sérios danos”. O uso de óculos de camelô, por exemplo, é outro fator de risco para danos permanentes à visão, ressalta o especialista do Hospital ProHope, em Salvador.
O médico destaca que as principais deficiências visuais são aquelas que levam ao uso de óculos, sendo a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Em segundo lugar, a maior causa de cegueira irreversível no mundo é a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). “É uma doença muito pouco conhecida, que leva a cegueira irreversível. Ela pode ser prevenida se for tratada no início.” Cristiano ainda acrescenta que a segunda maior causa é o glaucoma, que também pode ser prevenido com diferentes tipos de tratamentos, desde medicações, procedimentos cirúrgicos e a laser. “Não menos importante, a retinopatia diabética, que são alterações na retina causadas por uma glicemia não controlada”.
Quanto à cegueira reversível, o especialista cita a catarata. Ela é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com a OMS. O médico explica que a cirurgia pode curar 100% desde que a pessoa esteja acometida apenas com a catarata. “Um exemplo, se o paciente tem catarata e glaucoma, a cirurgia da catarata pode não ter a mesma eficiência, já que a causa da baixa de visão está atrelada a um segundo problema, que podem ser outros também, como a degeneração macular, e retinopatia diabética e outras.”.
Cristiano, também cita que a cirurgia de catarata é um procedimento extremamente seguro, sendo um dos mais realizados no corpo humano. “Hoje, no Hospital ProHope, temos tanto uma equipe médica treinada com larga experiência na realização deste procedimento, quanto a tecnologia de ponta com os melhores equipamentos a nível mundial, para que torne extremamente segura a cirurgia”. Ele detalha que o procedimento é realizado com um aparelho chamado facoemulsificador, que restaura a visão praticamente de imediato. “É uma cirurgia indolor com uso de anestesia local, a alta é imediata e o paciente não precisa colocar tampão para cobrir os olhos”, salienta o oftalmologista.
Cuidados preventivos
O médico pontua que a maior prevenção contra a cegueira é a visita regular ao oftalmologista, onde todas as doenças associadas à saúde ocular podem ser detectadas facilmente em uma consulta médica. “Com o diagnóstico precoce pode-se prevenir a cegueira, como um mau maior. Desde que uma pessoa nasce ela já precisa frequentar um oftalmologista. O bebe, assim que nasce já faz o exame de fundo de olho, o teste do olhinho e a partir de então sempre irá precisar ir ao oftalmologista uma vez ao ano, exceto para pacientes que têm problemas oculares e necessitam de acompanhamento com intervalos menores”, destaca o médico.