O próximo diretor da Agência Nacional de Cinema será Alex Braga Muniz. A indicação foi aprovada, nesta quarta-feira (27), pelo Senado Federal. Muniz ocupará a vaga de Sérgio Sá Leitão, que renunciou ao cargo na diretoria da agência para se tornar Ministro da Cultura. O saldo no Plenário foi de 44 votos favoráveis, 4 contrários e 1 abstenção.
A sabatina na Comissão de Educação ocorreu na última terça-feira (26), com aprovação de 14 membros e apenas um voto contrário. O próximo passo é a comunicação à Presidência da República, para posterior nomeação e posse do novo diretor da agência.
Muniz chamou atenção, durante a sabatina, para a importância econômica do setor audiovisual brasileiro e defendeu o aperfeiçoamento das ações do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e dos mecanismos de incentivo da Lei do Audiovisual, buscando a simplificação de procedimentos.
Para o futuro diretor da Ancine, o FSA deve intensificar o processo de descentralização dos recursos para todas as regiões. “Eu acredito na regionalização dos investimentos e dos financiamentos do Fundo, inclusive a partir de uma articulação com os governos estaduais e locais. Temos que considerar o Fundo como mecanismo de desenvolvimento econômico regional e local”, afirmou.
Ele abordou também a importância do diálogo com agentes do setor e com a sociedade na construção das ações regulatórias da agência. “Valorizo os mecanismos de transparência, participação democrática e consenso administrativo. As mudanças, revisões e aperfeiçoamentos devem ser públicos, por meio de processo de participação coletiva”, defendeu.
Currículo
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializando em Direito Público na Universidade de Brasília (UnB), Alex é membro da Advocacia-Geral da União desde agosto de 2002 e faz parte da Ancine desde 2003, quando ocupou o cargo de Coordenador de Consultoria da Procuradoria Federal junto à agência. Desde outubro de 2009, ele exerce o cargo de Procurador-Chefe da Procuradoria Federal na agência.