No coração histórico do Santo Antônio Além do Carmo, uma tradição de 18 anos ganha vida em uma celebração única de fé e cultura. Rodrigo Guedes, renomado artista plástico e morador local, monta um altar gigante em loucor a Santo Antônio e abre as portas de sua residência na Rua Direita, 559, para o tradicional Tríduo de Santo Antônio, uma homenagem emocionante ao santo padroeiro. Nos dias 11, 12 e 13 acontece o Tríduo, mas desde o dia primeiro a casa está aberta à visitação popular. A entrada é gratuita e a visitação acontece das 16h às 20h.
Esta residência guarda uma linda história de fé e devoção, oriunda de uma junção de famílias, de duas mulheres: Elza Guedes (falecida no dia de S. Antônio em junho de 2015) e Maria do Socorro, dona da casa onde é feita a reza.
A Devoção Popular a Santo Antônio surge como um resgate de uma história de fé e devoção por parte das duas avós de Rodrigo, ambas moradoras do bairro que leva o nome do Santo e devotas. “Através das suas vivências, sempre ouvi as histórias do tempo de infância delas, onde reuniam-se com a família para rezar o santo amado de forma particular. Eu, Rodrigo Guedes, ousei abrir esta mesma história para dar segmento junto com o povo há dezoito anos, preservando um legado ancestral, religioso e popular nesta cidade, neste bairro”, revela.
“A cada ano o altar feito para Santo Antônio é uma surpresa, tanto para mim quanto para o público que espera ansioso pela nova decoração. Sempre trago um tema diferente, unindo a arte de criar ao imaginário do povo. Todo feito com materiais como papelão e papelão, busco preservar a tradição que me foi passada, valorizando a arte manual e a criatividade. Este ano, homenagearemos as festas populares de Salvador”, conta Rodrigo.
As rezas – Embora a inauguração do novo altar aconteça no primeiro dia do mês de junho, aqui não realizamos a trezena (treze dias) mas sim o tríduo (três dias), isto não diminui a nossa fé que cresce a cada ano junto com a arte. Os dias 11, 12 e 13 de junho, nesta casa, que já é patrimônio do povo, que ocupa todos os cômodos da residência, e até mesmo a calçada da rua, louvaremos e cantaremos no ritmo do ijexá, as cantigas de Santo Antônio.
A reza acontece nos dias 11, 12 e 13 de junho sempre às 19:30h. Na abertura do tríduo, 11/06 haverá a “procissão de abertura”, que sai da casa com o andor com a imagem de Santo Antônio, percorrendo o entorno do largo, às 19h. Em seguida, começa a primeira noite do tríduo. “Esse ano, pensei em não realizar a reza, devido a muitas coisas pessoais que vinham se acumulando ao longo desses anos. Porém, a sabedoria me disse que quando eu assumi o compromisso de levar a diante este legado, não foi só com Santo Antônio, mas também com as pessoas que esperam este momento. Isto me levantou e me fez prosseguir com o legado de fé e devoção ao santo amado”.
11/06 – TERÇA
Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes – 19h30
Tradicional Tríduo de Santo Antônio idealizado pelo
artista Rodrigo Guedes. Tema: “Irmão Protetor sois dos brasileiros”:
- Saída da Procissão – 19h
12/06 – QUARTA
Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes – 19h30
2ª noite do tradicional Tríduo de Santo Antônio idealizado pelo artista Rodrigo Guedes.
13/06 – QUINTA
Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes – 19h30
3ª noite do tradicional Tríduo de Santo Antônio idealizado pelo artista Rodrigo Guedes.