A professora inglesa Sue East, de 58 anos, era uma pessoa muito amada por seus alunos. Com câncer, ela morreu dia 19 de dezembro com apenas 58 anos. Antes de morrer, ela escreveu uma carta de despedida de cortar o coração, avisando que “ia morrer em breve” e logo depois agradecendo por “toda a alegria e amizade” proporcionada pelos alunos. Eles então a homenagearam em seu enterro na última quarta (16).
Em sua carta, que viralizou, Sue compara a morte a ir para o horizonte em um pequeno barco redondo, numa passagem retirada do livro A Viagem do Peregrino da Alvorada, da série Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis.
“Nunca se esqueça que há magia em todas as situações, não importa o quão difícil seja”, escreveu ela ao final da carta.
Em sua homenagem, os quase 700 alunos da St. Andrew’s Church School, em Bath, no sudoeste da Inglaterra, cobriram seu caixão de desenhos de borboletas, arco-íris e pó de fada, todos representando a magia citada por ela em sua carta.
Nos depoimentos sobre a professora os alunos foram unânimes ao dizer que a “amavam”, e Sue era descrita pelos diretores como “brilhante”, “divertida” e “adorável”.
John, Susannah e Josiah East, os três filhos de Sue, leram todas as homenagens durante o velório e emocionaram todos os os 800 presentes.
O filho mais velho, Josiah, disse que sua mãe sempre lhe ensinava que “o aprendizado é mais importante que qualquer número em uma planilha”.
“Ela liderou pelo exemplo. Criou três filhos enquanto trabalhava em tempo integral”, completou.
Além disso, Sue espalhou sua experiência em nível internacional, ao fundar a organização Schools Without Walls (Escolas Sem Muros), um método de ensino de férias para incentivar a criatividade para crianças.
R7