A sala de aula cedeu lugar ao Centro Histórico, nesta sexta-feira (20), para cerca de 500 estudantes de 11 escolas municipais que percorreram as ruas do Pelourinho em um tour histórico e cultural. Com olhares curiosos, as crianças e adolescentes passaram por largos, praças e conheceram um pouco da história de algumas das igrejas de um dos principais pontos turísticos de Salvador.
A programação envolvendo 1 mil alunos foi iniciada na última quinta-feira (19), com visitas guiadas divididas entre os turnos matutinos e vespertinos. A vivência da atividade extraclasse integra o projeto pedagógico da rede municipal de ensino e será abordada em avaliações realizadas em sala de aula.
A primeira parada dos 100 alunos da Escola Municipal Hildete Bahia, localizada no Cabula, foi no Terreiro de Jesus. Para Vitória Santana, 13 anos, estudante do 7º ano, que só esteve no Centro Histórico uma única vez, o passeio foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor a história do Pelourinho.
“Estive aqui com minha tia, mas foi bem rápido e não andamos pelas ruas. Estou adorando caminhar, conhecer igrejas tão bonitas, ver tantos turistas. Estou impressionada com tanto movimento, tanta gente de outras cidades e até de outros países”, disse encantada.
Após a visitação ao Museu Nacional de Enfermagem e ao Centro de Referência de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa Nelson Mandela, ambos no Terreiro de Jesus, os caminhos levaram os estudantes à Praça Teresa Batista, onde puderam assistir a uma apresentação de dança afro e participar de uma oficina. Animada, a aluna Maria Eduarda Santos, 12 anos, fez questão de aprender todas as coreografias. “Muito bom esse passeio! Eu adoro dançar, adorei essa parte da programação envolvendo música e dança”, comentou a garota.
Acesso à cultura – A vice-diretora e professora, Ana Cláudia Nepomuceno, afirma que o acesso à cultura é fundamental no processo de educação de crianças e adolescentes. “Muitos deles são de comunidades carentes e a possibilidade de fazer um passeio como esse é rara”, destacou a pedagoga. Segundo ela, o conteúdo aprendido durante a visita guiada será aplicado em atividades realizadas em sala de aula.
“A cidade toda tem que educar. Hoje deixamos os muros da escola e viemos desbravar Salvador que tem muito a nos contar. Com certeza, essa vivência é fundamental no processo de aprendizado dos nossos alunos”, enfatizou a educadora.
Além dos alunos da escola da Hildete Bahia, participaram do passeio, nesta sexta-feira (20), estudantes dos colégios municipais Histarte, Makota Valdina, Hildete Bahia, Antônio Carvalho Guedes, Campinas de Pirajá, Jaime Vieira Lima, Itacaranha Manoel Faustino, Cleriston Andrade, Bela Vista do Lobato, Luiza Mahin e 2 de Julho. |
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS