Projeto é realizado no Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, e conta com patrocínio da Braskem e Magazine Luiza e apoio da OSID
Os 100 alunos de judô do projeto Oportunidade Através do Esporte tiveram uma aula especial, nesta quarta-feira (26), no Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho. Eles contaram com a companhia dos atletas baianos Vinícius Ribeiro, 27 anos (campeão baiano), e Vitória Ribeiro, 24 anos (campeã brasileira sub 21 e sulamericana), que graças à dedicação e o empenho na modalidade se formaram em Educação Física por meio de bolsas de estudos e hoje são professores. A iniciativa é realizada pela De Peito Aberto e conta com patrocínio da Braskem e do Magazine Luiza, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da OSID.
Resiliência, disciplina, autoconfiança e liderança foram alguns dos ensinamentos que os irmãos aprenderam com o judô e fizeram questão de passar para os futuros atletas. “Tudo o que tenho e quem sou hoje agradeço ao judô. Por conta da nossa dedicação, ganhamos bolsas para cursar a faculdade de Educação Física e atualmente dou aulas e meu irmão se dedica a treinar jovens promissores”, disse Vitória, lembrando que começou a praticar a luta aos 4 anos e o irmão aos 6.
Durante a aula especial, os irmãos Ribeiro relembraram aos alunos do projeto que o esporte os ajudou a superar desafios, adquirir disciplina, estabelecer metas e a perseverar diante das adversidades. “Eu nasci em Camaçari, meu irmão em Salvador, mas fomos criados em Simões Filho, onde moramos atualmente. São duas horas de ônibus até o local do nosso treino, então é preciso muita força de vontade, equilíbrio na alimentação e muita dedicação”, explicou a atleta.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, iniciativas como essa são importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescente. “Esse projeto demonstra que, por meio da educação, que é um dos nossos pilares de responsabilidade social, é possível impactar positivamente essas crianças e adolescentes”, destacou.
No dia de troca de experiência, os alunos do Oportunidade Através do Esporte fizeram apresentações dos golpes aprendidos nas aulas. Para Hagmar Madeira, fundador da De Peito Aberto, a experiência com a arte marcial é fantástica para os jovens. “A prática do judô é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela estabelece limites através dos princípios e valores adotados na modalidade”, disse. Ainda de acordo com ele, a prática esportiva do judô, modalidade recomendada pela Unesco para crianças e adolescentes, desenvolve valores morais, autoconfiança, inteligência, capacidade de superação, determinação e senso crítico.
Ministradas por profissionais de educação física, as aulas são realizadas às quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar para que os beneficiários possam desfrutar das atividades sem prejudicar o rendimento na escola. O Oportunidade Através do Esporte é 100% gratuito e atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, sendo 100 alunos na modalidade de futsal e outros 100 beneficiados com aulas de judô.