Nesta quarta-feira (17), às 19h, vai ao ar o segundo episódio do programa Saudação, escrito e apresentado por Ana Mametto, no canal da baiana no Youtube, https://bit.ly/3exrJpD. Totalizando quatro episódios inéditos, lançados sempre às quartas-feiras, o projeto reúne música e entrevistas com convidados. No programa de hoje, a homenagem vai ao disco Afro-sambas, de Vinícius de Moraes e Baden Powell. Na oportunidade, a apresentadora entrevista o instrumentista Marcel Powell, filho de Baden Powell.
Saudação tem como ponto de partida o mais recente disco da cantora, atriz e jornalista, com o mesmo nome do programa, que faz um tributo às raízes musicais da cultura afro-brasileira, homenageando grandes nomes da MPB. A produção é da Via Press Comunicação.
Em pauta, assuntos fundamentalmente relacionados à cultura afro-brasileira aparecem em meio à conversa de Ana Mametto e convidados. Nos próximos programas, discute-se a respeito do legado do grupo Os Tincoãs e de Dorival Caymmi para a música brasileira. Temas como origem e ancestralidade, representatividade, luta antirracista, musicalidade africana e da Bahia, intolerância religiosa, entre outras questões estarão presentes nas conversas.
Saudação também vem para consolidar a carreira de mais de 10 anos na música de Ana Mametto, sendo seu primeiro projeto inteiramente digital, apresentando a pluralidade de talentos que vão além da música. A artista é também atriz e apresentadora.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre Ana Mametto
Baiana de Salvador, Ana Mametto ingressou profissionalmente na música ainda adolescente, aos 13 anos, e desde então não parou mais. Na sua longa trajetória artística, entre os nomes internacionais, soma trabalhos com nomes como a banda Scorpions, na turnê brasileira em 2008 e apresentações no México e em Portugal, além de participação com o guitarrista Carlos Santana. Há dez anos fez o primeiro show com a banda Mametto em um mergulho na música afro em suas diversas dimensões. Os shows são marcados por interpretações intensas em verdadeiros espetáculos cênicos-musicais que encantam a todos. Em 2017, estreou como atriz no musical baiano “De Um Tudo”, dirigido por Fernando Guerreiro, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como Atriz Revelação. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor e dramaturgo pernambucano João Falcão, que lhe rendeu o Prêmio Braskem de Teatro na categoria de Melhor Atriz.