Desde 2015 a cantora Ana Paula Albuquerque explora nos seus shows a sua relação com o mar. Em janeiro de 2019, ela apresentou o projeto no Sesc Pelourinho como preparativo para a gravação do seu segundo álbum, Omaremim. O registro audiovisual da noite estava guardado e agora será disponibilizado de forma inédita a partir desta quinta (22), às 19h, pelo projeto Sesc Virtualidades no canal do Sesc Bahia no YouTube. A cantora ainda promove encontro no sábado (24), às 16h, para comentar a apresentação para o público interessado em técnica vocal.
Com atmosfera jazzística, o show Ana Paula Albuquerque Ao Vivo no Sesc traz a força das águas e o feminino como motes, e mostra Ana Paula também também como instrumentista e arranjadora. A apresentação traz canções que falam sobre o mar em arranjos que montam uma sonoridade marcada pela fusão entre a identidade brasileira e a música afro baiana. A banda que acompanha a cantora é formada por Ivan Huol (bateria), Bruno Aranha (teclado), Alexandre Vieira (contrabaixo) e Felipe Guedes (guitarra). No repertório, destaque para canções de cantautoras de diferentes gerações, como Regina Machado, Déa Trancoso e as baianas Ivana Gaya e Pamela. O show também conta com músicas de Gil Vicente Tavares, Juliano Holanda e ainda saúda mestres como Dorival Caymmi.
Dona Ivone Lara também é homenageada na apresentação. Ana Paula canta e toca piano na canção Espelho da Vida, um arranjo que ela mesma escreveu para voz, piano e baixo. Outro momento que ganha destaque e serve de mote para o lançamento do registro audiovisual do show é a canção A Beira e o Mar, uma parceria entre Roberto Mendes e Jorge Portugal, que nos deixou precocemente em agosto de 2020.
O projeto também marca uma nova fase de Ana Paula, na qual ela extrapola as fronteiras de intérprete e se apresenta como criadora. “São 20 anos de carreira como cantora, diversas experiências vividas, mas neste projeto de cantar o mar foi a primeira vez que me vejo como líder de um projeto. Nele eu sou minha própria produtora, assino o arranjo de algumas canções, além de ser a cantora. Tomar a frente da idealização musical e artística – e não apenas interpretar as canções – é o grande crescimento que este projeto trouxe para mim”, reflete.
Ana Paula Albuquerque
Cantora e professora, Ana Paula Albuquerque nasceu no Maranhão, mas ainda no início da adolescência se mudou para Salvador. É praticamente uma baiana nascida em Grajaú (MA). Seus estudos de canto começaram em 1996, no curso de extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e se estendem para a graduação em canto. Em 1999 Ana Paula se profissionaliza como cantora da Orquestra Fred Dantas e da banda Bahia Samba Jazz, mas apenas em 2005 ela começa a carreira solo.
Como professora, ela inicia por volta de 2000 e em 2007 funda a Escola Baiana de Canto Popular, em Salvador, espaço que mantém até hoje. Entre os muitos alunos e alunas que passaram pela escola, destacam-se nomes que atualmente constroem uma carreira artística, como Luedji Luna, Illy, Gab Ferreira e Filipe Lorenzo. Ana Paula também é professora de canto popular na Escola de Música da Ufba. No show Ao Vivo no Sesc, Ana Paula interpreta canções de algumas alunas, como Ivana Gaya e Pamela.
SERVIÇO
Sesc Virtualidades
Ana Paula Albuquerque Ao Vivo no Sesc
Canal do Sesc Bahia no YouTube
Quarta, 22 de outubro, às 19h
Acesso gratuito