Com a chegada de um novo ano, é comum que muitas pessoas coloquem metas para melhorar a qualidade de vida, adotar hábitos mais saudáveis e cuidar melhor do corpo. Nesse contexto, realizar um check-up médico, incluindo exames laboratoriais e de imagem, torna-se um passo fundamental para garantir um ano com mais saúde e bem-estar.
Realizar exames médicos anualmente permite identificar possíveis problemas de saúde antes que se agravem. Exames de sangue, por exemplo, podem detectar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e função hepática, possibilitando ajustes na alimentação e nos hábitos de vida para evitar complicações futuras, como diabetes e doenças cardiovasculares.
A Farmacêutica Bioquímica do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), Eliene Serafim (CRF – BA: 1926), destaca a importância da realização dos exames na detecção de doenças que não manifestaram sintomas. “Ao iniciar um novo ano, incluir a saúde entre suas metas anuais é fundamental para começar com o pé direito. Nem todas as doenças crônicas se apresentam com sintomas. É através dos exames que é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais, como hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer”.
Entre os exames laboratoriais mais solicitados estão o hemograma completo, testes de glicemia, exames que avaliam a função hepática e renal, como o TGO, TGP e creatinina, e testes hormonais como TSH e T4 livre. Além disso, exames de urina e fezes são recomendados para identificar infecções ou alterações metabólicas e digestivas.
Exames de Imagem
Incluir os exames de imagem no check-up de início de ano são cruciais para a detecção precoce de tumores ou patologias diversas, visto que eles oferecem informações precisas, que auxiliam na definição de diagnósticos e na elaboração de planos de tratamento eficazes.
O médico neurorradiologista Dr. Roberto Vasconcelos (CRM – BA: 21245 / RQE – BA: 20377) destaca que os exames mais solicitados são a radiografia, ultrassonografia e a mamografia, em estudos de check-up, porém em situações específicas, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser necessárias. “Com esses exames conseguimos detectar centenas de doenças. Para pacientes específicos, como mulheres acima de 50 anos, por exemplo, é interessante realizar também a densitometria para fazer o diagnóstico de osteopenia ou osteoporose,” acrescenta.
Quem deve fazer o check-up
A realização de check-ups de exames é recomendada para todo o público independente de sexo e faixa etária, mas principalmente para pessoas com histórico familiar de doenças crônicas, fumantes, mulheres acima de 40 anos, pessoas com obesidade, sedentarismo e indivíduos com dores persistentes e inexplicadas. A recomendação geral é que os exames sejam realizados pelos menos uma vez por ano.
Além disso, pessoas com condições pré-existentes, como hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares, devem realizar exames com mais frequência para monitorar o progresso da saúde e detectar precocemente qualquer alteração significativa.
“O paciente que adquire o hábito de realizar exames periódicos fica muito mais protegido porque está constantemente rastreando patologias e aumenta significativamente a chance de um diagnóstico precoce e consequentemente um tratamento mais eficaz” conclui o especialista Dr. Roberto Vasconcelos.