Aos poucos, a China, país onde se originou a pandemia do novo coronavírus, vem retomando suas atividades econômicas. Uma das indústrias mais afetadas pela paralisação foi o turismo.
Conhecida por suas belezas naturais, a província de Yunnan, no sul do país, tem recebido muitos turistas domésticos. Uma das atrações é o parque da Geleira da Montanha do Dragão de Jade.
Com a economia ainda se recuperando e muitos países pelo mundo ainda com as fronteiras fechadas, cerca de 59% dos chineses se mostraram preocupados com gastos de viagens, segundo uma pesquisa recente. Por isso, têm preferido as atrações do próprio país.
Para incentivar ainda mais o turismo, o governo de Yunnan contratou o renomado diretor Zhang Yimou (de Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Grande Muralha) para fazer um comercial sobre a região e suas atrações naturais e culturais.
O filme usou dezenas de membros das minorias Naxi, Yi e Bai, moradores de Yunnan, para mostrar a diversidade cultural da província.
Com a montanha do Dragão de Jade ao fundo, os membros das minorias usaram roupas tradicionais e fizeram danças típicas.
Outra atração de Yunnan são as corredeiras do rio Jinsha, que ficam num local conhecido como a Garganta do Tigre Saltador.
Localizadas a 60 km ao norte de Lijiang, as corredeiras têm sido procuradas por muitos turistas chineses durante o período de reabertura.
Com o período das monções, as chuvas se intensificam no sul da Ásia, o rio ganha volume e as corredeiras quase chegam à passarela onde ficam os turistas.
R7