A APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (da qual esse colunista faz parte) – escolheu na noite de quarta-feira (30/11), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, os melhores de 2016 na Televisão em sete categorias. A novela “Velho Chico” e a série “Justiça” foram as produções mais premiadas.
Veja os vencedores entre os candidatos em cada categoria.
Melhor Novela: “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Bruno Luperi.
Concorreu com “Escrava Mãe”, “Eta Mundo Bom!”, “Liberdade Liberdade” e “Totalmente Demais”.
Melhor Série/Minissérie: “Justiça”, de Manuela Dias.
Concorreu com “A Garota da Moto”, “Ligações Perigosas”, “Me Chama de Bruna” e “Supermax”.
Melhor Ator: Marco Ricca (pela novela “Liberdade Liberdade”).
Concorreu com Chico Diaz (“Velho Chico”), Enrique Diaz (“Justiça”), Rodrigo Santoro (“Velho Chico”) e Sérgio Guizé (“Eta Mundo Bom!”).
Melhor Atriz: Selma Egrei, pela novela “Velho Chico”.
Concorreu com Adriana Esteves (“Justiça”), Débora Bloch (“Justiça”), Fabíula Nascimento (“Velho Chico”) e Lucy Alves (“Velho Chico”).
Melhor diretor: José Luiz Villamarim (pela série “Justiça”).
Concorreu com Breno Silveira (“Um Contra Todos”), José Alvarenga Jr. (“Supermax”), Luiz Fernando Carvalho (“Velho Chico”) e Vinícius Coimbra (“Liberdade Liberdade”).
Melhor Programa Infantil: “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” (Gloob)
Concorreu com “Cúmplices de um Resgate” (SBT), “Galinha Pintadinha” (Youtube), “Irmão do Jorel” (Cartoon) e “O Show da Luna” (Discovery Kids).
Melhor Cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016: Sportv.
Concorreu com Band, ESPN Brasil, Fox Sports e Globo.
Grande Prêmio da Crítica: Domingos Montagner (in memoriam, pela novela “Velho Chico”)
Cada premiado receberá o Troféu APCA na cerimônia da 60ª Premiação da APCA (em São Paulo), no primeiro trimestre de 2017, ano em que a entidade completa 61 anos.
Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores na Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Moda, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.
A APCA originou-se da ABCT (Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951). Em 1956, de ABCT, passou a ser APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro). Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.
uol