Passaram-se 200 dias desde o primeiro alerta emitido pela OMS sobre a existência de um novo tipo de coronavírus altamente contagioso e letal, surgido em Wuhan, na China. Neste tempo, a pandemia de covid-19 se alastrou por quase todo o planeta, com apenas 11 países e territórios sem registros oficiais de casos da doença.
O Turcomenistão é um dos poucos países que não registram casos de covid-19 no mundo, mas não há garantias de que eles não existem. O Turquemenistão é um dos países mais fechados do mundo. O governo controla toda a mídia e a internet é censurada. As informações não chegam em sua totalidade ou completa clareza à sociedade, o que coloca os cidadão em risco, especialmente durante a pandemia.
As autoridades turcomenas estão evitando falar sobre o novo coronavírus e a covid-19, doença ocasionada por ele, na tentativa de impedir a divulgação de informações sobre a pandemia. O presidente Gurbanguly Berdimuhamedow, também conhecido como “pai protetor”, ordenou em 13 de março que os espaços públicos fossem fumigados com uma planta tradicional chamada “harmala” como medida de proteção.
As pessoas que usam máscaras faciais ou falam sobre o coronavírus na rua, em pontos de ônibus ou em filas do lado de fora das lojas podem ser presas pela polícia à paisana, de acordo com informações do RSF (Reporters Without Borders).
O governo da Coreia do Norte também sustenta que não há casos de covid-19. O país fechou suas fronteiras e isolou a população há pouco mais de seis meses, quando o novo coronavírus começou a se disseminar pelo mundo.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que a Coreia do Norte teve ‘sucesso’ no enfrentamento da pandemia. Ele, no entanto, tem aparecido pouco em público, o que muitos analistas creditam ao fato de estar se protegendo de uma eventual contaminação pelo novo coronavírus. A Coreia do Norte tem uma longa fronteira com a China, origem da pandemia.
Os demais países e territórios livres da covid-19 são todos insulares, isto é, pequenas ilhas ou arquipélagos isolados no meio de oceanos. O Kiribati é um país na Oceania. Lá não há registro oficial de casos de covid-19.
As Ilhas Marshall, oficialmente República das Ilhas Marshall, são um país da Micronésia, uma nação insular da Oceania. Nenhuma das 607 ilhas da Micronésia registraram casos de infecção pelo novo coronavírus.
Palau é um arquipélago com mais de 500 ilhas, parte da região da Micronésia.
Nauru é mais um país na Oceania sem registro de casos de covid-19. Sua extensão é de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo com pouco menos de 13 mil habitantes.
Ilhas Salomão, país independente localizado no Pacífico sul. Próximo às Salomão está a Papua Nova Guiné e Nauru.
Samoa é um país na Polinésia, conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico.
Tonga é um reino polinésio com mais de 170 ilhas do Pacífico Sul, onde também não há registro de pessoas com covid-19. Na foro, o Palácio Real de Tonga.
Tuvalu, estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas e atóis.
Vanuatu, outro país sem registro do novo coronavírus, é um país da Oceania, ao sul do Oceano Pacífico. É formado por cerca de 80 ilhas ao longo de 1.300 quilômetros. Possui quase 293 mil habitantes.
R7