O presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un anunciaram nesta quarta-feira (19) ter chegado a um acordo para desativar de forma permanente o complexo nuclear de Yongbyon, considerado o principal da Coreia do Norte.
Firmado durante visita de Moon a Pyongyang, o acordo depende ainda de um posicionamento por parte dos Estados Unidos. Washington, no entanto, ainda não se pronunciou.
Segundo o anúncio conjunto dos líderes, Kim concordou em desativar, na presença de especialistas internacionais, as instalações de testes de mísseis nucleares. Os dois países anunciaram também que desejam se candidatar para sediar, em conjunto, a Olimpíada de 2032. Kim disse ainda que pretende visitar Seul este ano.
“A era sem guerras começou”, disse Moon, que é o primeiro presidente sul-coreano a visitar Pyongyang desde 2007. “Hoje o Norte e o Sul decidiram acabar com todas as desavenças que poderiam causar uma guerra em toda a Península Coreana.”
“O mundo vai assistir como esta nação dividida irá construir um novo futuro para si”, disse Kim sob aplausos de seus seguidores.
R7