Com 23 anos, o zagueiro Emanuel viveu na última temporada a sua primeira experiência no futebol do exterior. Ele foi contratado para disputar a elite do futebol búlgaro pelo Sparta Varna. No total, foram 10 jogos pela equipe da Bulgária.
Após o encerramento do vínculo com o clube europeu, Emanuel retornou ao Brasil e na cidade de São Paulo vem mantendo nos últimos dias uma rotina intensa de treinos com o objetivo de se apresentar em boas condições em sua próxima equipe. “Tenho um preparador físico e um nutricionista que me dão todo o suporte. A rotina é intensa. São seis treinos por semana e em alguns dias chego a treinar em dois períodos. Trabalho fisicamente e tecnicamente para manter um bom condicionamento”, explicou o defensor.
Revelado pelo Grêmio e tendo convocação para a seleção brasileira Sub-18, Emanuel espera definir o seu futuro em breve. “O mercado vai aquecer a partir de agora com a abertura de janela tanto no exterior quanto no Brasil. Independente do local, estou pronto para voltar a jogar. Estou analisando, juntamente com os meus representantes, o melhor cenário e o meu desejo é o logo acertar com uma nova equipe”, admitiu o zagueiro.