Cabelo bonito é cabelo saudável e manter cabelos tingidos saudáveis nem sempre é tarefa fácil. Eles mudam de cor na piscina, ficam mais frágeis e até quebradiços com a descoloração. E tudo o que queremos é ter o cabelo na cor dos sonhos e ainda assim saudável e lindo.
Por isso você aprende nesse artigo como manter seus cabelos tingidos mais saudáveis. E assim sempre lindos. São cuidados simples que mesmo com baixo investimento é possível fazer e ficar sempre linda.
Use água fria
Água fria é a melhor para lavar o cabelo. Mesmo nos dias frios, tente lavar apenas o cabelo com a água fria, mesmo que o banho seja de água quente ou morna. A água fria fecha as cutículas do cabelo.
Isso faz seus cabelos pegarem muito mais na forma, baixa o frizz e deixa mesmo os cabelos tingidos muito mais bonitos. A água quente, no entanto, abre as cutículas. O que não é saudável para seus cabelos.
Cuidado ao pentear
Muita gente penteia o cabelo com pressa, puxam e quebram os cabelos. Isso vale para todos os tipos de fios. Mas os cabelos tingidos estão mais frágeis e mais suscetíveis a quebra. Por isso tenha mais carinho com suas madeixas e penteie com cuidado.
Uma dica é começar de baixo para cima, desembaraçando primeiro as pontas e depois ir subindo para a raiz. Isso facilita o processo. Começar o desembaraço na hora de usar o condicionador também ajuda bastante.
Faça seu cronograma capilar. Mesmo que seja para fazer os procedimentos uma vez por semana, mas faça. Todos os tipos de cabelos precisam da reposição de água e de nutrientes. A reconstrução capilar, no entanto, é mais indicada para fios danificados. Como é o caso de cabelos tingidos.
Os fios loiros são mais frágeis, e quanto mais claro mais danificado o cabelo está. Mesmo assim, se você tingiu de ruivo, loiro, colorido, ou é só uma morena iluminada. Investir nesses três processos é muito importante para ter cabelos bem cuidados e saudáveis.
Se você acha que não vai ter esses cuidados porque são caros, não! Você pode até mesmo deixar para ir ao salão apenas algumas vezes por ano. É possível fazer hidratação, nutrição e reconstrução em casa gastando pouco.
Obviamente que quanto mais danificado seu cabelo estiver pela química, maior será seu gasto ara manter a cor e manter seus fios o mais saudável que for possível.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como monta seu cronograma capilar
Cuidado com o excesso de química
É aí que entra essa dica importantíssima. Será que vale a pena exagerar na química? Se seus cabelos tingidos já não estão tão saudáveis não vale a pena fazer um alisamento. E se você optou por tintura, então evitar outras químicas pode ser um dos melhores passos para deixar seus cabelos saudáveis.
Tomar cuidado com a própria tintura também é importante. Se você vai retocar a raiz todo mês é ideal tomar cuidado para não deixar a descoloração descer mais que o necessário. Evitar estar clareando o cabelo mais e mais sem dar a ele um descanso, também é importante.
Não lave o cabelo todo dia
Nossos cabelos precisam da oleosidade natural deles, e se você lavar os cabelos todos os dias ele vai ficar cada vez mais seco. Opte por lavar os cabelos com dois dias de intervalo, pelo menos.
Lembre-se também que cabelos tingidos lavados com frequência perdem a cor mais rápido. Então se você lavar seus cabelos tingidos sempre, ele logo vai perder a cor e você vai precisar retocar com maior frequência.
Evite chapinha e babyliss
O calor desses aparelhos fazem mal ao cabelo, principalmente para os cabelos tingidos. E fazem muito mais mal se usados com frequência. Por isso aceite e ame seu cabelo na forma natural e evite usar chapinha e babyliss com frequência.
Você pode deixar esses recursos para usar em ocasiões mais especiais, em que você precise fazer penteados. E no dia a dia investir em um leave in que deixe seu cabelo mais estruturado e bonito. Além disso o leave in protege o cabelo do sol outros fatores externos.
R7