A Arábia Saudita oficializou a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034. Nesta segunda-feira (9), a Federação Saudita de Futebol (SAFF) anunciou que enviou uma carta de intenções à Fifa. Na última quarta (4), o país havia manifestado o desejo de receber o Mundial.
“Na semana passada, nós anunciamos nossas ambições de sediar a Copa do Mundo de 2034, e esta inscrição continua nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. Estamos extremamente comprometidos em apresentar a candidatura mais competitiva possível que também vai ajudar a unir o mundo por meio do futebol”, diz o comunicado.
Também na última quarta, a Fifa anunciou que a Copa de 2030 será disputada na Espanha, Portugal e Marrocos, mas que a abertura acontecerá em Montevidéu, no Uruguai, além de realizar jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai. Com isso, o Mundial de 2034 será sediado na Ásia e/ou na Oceania. Os países terão até o dia 31 de outubro para ingressarem na disputa. A previsão é que o vencedor seja escolhido a partir do último trimestre de 2024.
A Federação Saudita de Futebol alega ter o apoio de mais de 70 nações de diferentes confederações. A ideia é receber a Copa do Mundo após ver o Catar ser sede em 2022. Um possível concorrente na disputa é a Austrália, que estuda se candidatar ao pleito para abrigar o torneio entre seleções.
A próxima Copa do Mundo está programada para o ano de 2026 e será sediada entre Estados Unidos, México e Canadá. O Mundial vai estrear o formato de disputa com 48 seleções que serão divididos em 12 grupos de quatro times cada.
Bahia Notícias