Sempre atento às necessidades de saúde da população, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia fará uma ação do Setembro Amarelo nos telões internos da Arena Fonte Nova durante os jogos do mês de setembro, e também nas redes sociais do Shopping Barra.
Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e o objetivo da campanha é chamar a atenção para o tema que permanece como um tabu na sociedade. Este ano, o tema da campanha é “A vida é a melhor escolha”, e tem como propósito incentivar a população a repensar a importância que a vida tem.
De acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Sampaio, é preciso haver incentivo para valorização da vida. “É necessária a realização de ações continuas de atendimento remoto ou virtual, disseminação de mensagens de conscientização para a população, bem como para as populações de maior risco, e treinamento de profissionais de saúde e outros membros da comunidade sobre o assunto.”, afirma.
Também segundo o presidente do CES, o contexto da pandemia é um dos fatores agravantes para as questões relacionadas a saúde mental. O desemprego, o isolamento social, a fome, entre outros pontos; desencadearam o aumento de casos de ansiedade, sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais, tornando ainda mais necessários a atenção e os cuidados com a população.
Ainda como parte das ações do Setembro Amarelo, o Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vão realizar 3 encontro virtuais, com a proposta de reforçar os espaços de a respeito da vida e na prevenção ao suicídio.
Os encontros serão realizados nos dias 12, 21 e 27 de setembro, com transmissão através do youtube do CES.