O estudo realizado pelo Instituto Miguel Calmon foi apresentado nessa quinta-feira (dia 30) e aponta que a Arena Fonte Nova apoiou um mercado de R$845 milhões nos segmentos de esporte, entretenimento e eventos de negócios entre 2017 e 2018. A perspectiva é crescer 40% em 2019
O impacto da Arena Fonte Nova na economia baiana, nos segmentos de esporte, entretenimento e eventos de negócios, entre 2017 e 2018, chegou ao montante de R$845 milhões. Esse resultado foi apurado pelo Instituto Miguel Calmon (IMIC), através de um estudo que também apontou boas perspectivas para 2019, com uma projeção de movimentar R$574 milhões, representando um crescimento de 36% em relação à média dos anos de 2017 e 2018. O levantamento foi apresentado para autoridades, empresários e representantes do trade turístico baiano, na noite dessa quinta-feira (dia 30), na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador.
“Realizamos uma abordagem mais ampla que extrapola uma visão tradicional do impacto econômico da Arena, que era avaliada apenas com base em vendas de ingressos, alimentos e bebidas, já que esses dados não representam toda cadeia produtiva abrangida pela Arena”, explica Pablo Souza, consultor do IMIC e responsável pelo estudo. “Apresentamos informações sobre o impacto deste equipamento na economia baiana em segmentos como esporte, turismo de lazer ou negócios, mercado informal e transportes. Mensuramos ações na área social e apresentamos melhores práticas como referências”, afirma Souza.
O estudo foi revisado por Gilberto Wildberger de Almeida, professor aposentado da Escola de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Desenvolvimento Econômico; e por Silvio Roberto Cirne Bello, professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e especialista em Planejamento e Economia dos Transportes e mestrado em Administração.
De acordo com o estudo, o valor total de transações do mercado que a Arena Fonte Nova está inserida chega a R$ 1,42 bilhões (2017-2019). “O estudo do IMIC veio reforçar, com números, uma percepção que nós já tínhamos, de que a Arena Fonte Nova tem movimentado a economia baiana no setor de turismo, negócios, lazer e entretenimento”, afirma Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova. Um exemplo disso, acrescenta, são os shows internacionais já realizados na Arena. “Além das receitas diretamente relacionadas (bilheterias, patrocínios, alimentos e bebidas, etc.), os grandes espetáculos nacionais e internacionais impactam, por exemplo, o segmento turístico, com reflexos positivos na ocupaç&a tilde;o da rede hoteleira e nos serviços de suporte aos turistas, tais como bares e restaurantes, transportes (aéreo/terrestre), agências de viagem, entre outros”.
No entendimento do Instituto Miguel Calmon, qualquer análise sobre a Fonte Nova deve considerar a cadeia produtiva que esse equipamento integra e que, hoje, representa um valor significativo no PIB baiano gerando emprego, renda e oportunidades para milhares de pessoas.
Segundo Mário Dantas, presidente do Grupo de Líderes Empresariais da Bahia (LIDE-BA), a Arena Fonte Nova permite que Salvador possa atrair eventos importantes para a cidade. “A realização de grandes shows, com atrações internacionais e a realização de eventos esportivos, como a Copa do Mundo, os jogos olímpicos e agora a Copa América proporciona reflexos na atração de fluxo turístico durante e após o evento”, ressalta Dantas.
Para o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, a Arena Fonte Nova tem desempenhado um papel fundamental para Salvador. “Não apenas na imagem da cidade mundo afora, com a realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e, agora, a Copa América, mas, também, com shows nacionais e internacionais, como a dos consagrados Roger Waters e do ex-Beatle Paul McCartney, a realização do inovador Carnavalito, além da atração de turistas de congressos”, garante Duran.
Ainda de acordo com Roberto Duran, o espaço tem sido uma opção diferenciada e atrativa para a realização de diversos tipos de eventos, tanto que foi escolhida para sediar o encontro da ONU sobre o clima neste ano. “Em 2017, a Arena foi palco do XVIII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, reunindo mais de 5,7mil participantes. O trade turístico tem, sem dúvida, na Arena Fonte Nova, um grande aliado”, conclui o presidente do Salvador Destination.
Arena Social – Além disso, durante os eventos e jogos realizados, a Arena Fonte Nova busca apoiar campanhas de cunho social e interesse público, além de promover ações beneficentes. Em 2017, foram realizadas 67 ações sociais com um público impactado de 647 mil pessoas. Em 2018, este número subiu para 95, atingindo mais de 1,2 milhões de pessoas. Dentre as ações que mais se destacaram temos: a realização de exames de mamografia; consultas e exames oftalmológicos; Aurena Pet (evento destinado à cães e gatos de estimação, com promoção de feira de adoção de animais e doação de ração para abrigos de animais em situação de rua); Cine Arena (exibição de filmes na Arena para crianças de escolas públicas do entorno) e o Fonte de Natal, festa que reuniu famílias na Arena para celebrar a data. Todos esses eventos foram realizados gratuitamente e alinhados com as diretrizes da área de Responsabilidade Social da Arena.
Sobre Arena Fonte Nova
A Arena Fonte Nova foi considerada pelos torcedores como a melhor arena da Copa do Mundo de 2014. Inaugurada em 7 de abril de 2013, a Arena traz uma estrutura inédita para o estado, com potencial para receber partidas nacionais e internacionais de futebol, além de eventos não-esportivos, como grandes shows e eventos corporativos. Primeira arena no mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso e primeira do Brasil a conquistar a categoria Prata na Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).