Ainda sem a realização de jogos e eventos no local, por conta das ações ao combate à covid-19, a equipe da Arena Fonte Nova segue com o cronograma de manutenção, em especial nos meses de temperaturas mais amenas, como o outono e o inverno. Nessa época o gramado passa pelo processo conhecido como “Overseeding”, que consiste no plantio de grama de inverno.
Esta prática consiste em semear gramas de temporada fria, pois com o sombreamento causado pelas estações e a mudança de temperatura, a grama acaba entrando em dormência e ganha uma aparência enfraquecida. Esse processo ajuda a proteger e manter o campo com a aparência verde e saudável.
A manutenção é feita em etapas e inicialmente é realizada uma poda vertical para extrair o excesso de matéria orgânica e abrir espaço para as sementes de inverno. Depois é feita uma descompactação, favorecendo a drenagem e troca gasosa do solo. Após essa etapa, é realizada a semeadura de inverno, o Overseeding, e posteriormente o Topdressing, que consiste na aplicação de uma camada de areia sobre o solo, facilitando a germinação da semente. Segundo Milena Andrade, coordenadora de Operações da Arena Fonte Nova, o gramado já está totalmente verde, cuidado e resistente, passando pelos ajustes finais da manutenção. “Ele já está pronto para, assim que for possível e autorizado pelas autoridades, receber jogos e eventos”.
Sobre Arena Fonte Nova
A Arena Fonte Nova foi considerada pelos torcedores como a melhor arena da Copa do Mundo de 2014. Inaugurada em 7 de abril de 2013, a Arena traz uma estrutura inédita para o estado, com potencial para receber partidas nacionais e internacionais de futebol, além de eventos não-esportivos, como grandes shows e eventos corporativos. Primeira arena no mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso e primeira do Brasil a conquistar a categoria Prata na Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).