Acontece em Salvador, dias 23 e 24 de maio, o Fórum de Debates sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O evento, que tem caráter nacional, será realizado no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador e é promovido pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia (Sinarq/BA), em parceria com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Em discussão, os resultados práticos da Lei 11.888/2008, que criou a Política Nacional de Assistência Técnica e propostas para seu aperfeiçoamento.
O presidente do Sinarq/BA, Paolo Pellegrino, diz que a ATHIS é um instrumento importante para as políticas públicas de habitação. “Trata-se de uma série de ações realizadas por profissionais capacitados, entre eles arquitetos e engenheiros, para diminuir o déficit habitacional, proporcionar à população que mora nas comunidades mais vulneráveis condições mais seguras, salubres, confortáveis e com o reconhecimento legal, atendendo as necessidades individuais de cada morador assistido”, explica ele.
Participam do evento, além dos arquitetos, profissionais da Engenharia, estudantes, professores e representações de entidades sindicais, organizações e autarquias da Engenharia e Arquitetura. Participam também representantes da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Tribunal de Contas dos Municípios, Câmara Municipal de Salvador, Ministério das Cidades, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador e movimentos sociais de luta pela moradia.
Na ocasião será realizada uma homenagem póstuma ao ex-deputado federal Zezéu Ribeiro, arquiteto e autor da lei 11.888/2008 de assistência técnica, com a entrega da honraria SELO TRABALHADORES PELA ATHIS. O evento tem o apoio institucional da Caixa Econômica, do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás, e do Conselho dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia. Informações de como participar podem ser acessadas no link endereço www.fna.org.br/forum-de-athis.