Assistentes sociais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fazem manifestação por vacina da Covid-19 na manhã desta quinta-feira (20), em frente a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no bairro do Comércio, em Salvador.
Por meio de nota enviada ao G1, o Fórum Municipal dos Trabalhadores da Assistência Social do Município de Salvador (FMTSUAS) informou que os profissionais estão expostos à contaminação diariamente.
“Estamos em situação de risco em relação ao vírus e ainda podemos transmitir para a população assistida”, disse o FMTSUAS.
Segundo o FMTSUAS, os trabalhadores seguiram trabalhando durante a pandemia da Covid-19, inclusive em bairros que estão com medidas de restrição e proteção à vida, atendendo a população mais vulnerável, orientando e viabilizando acesso a direitos socioassistenciais, benefícios como bolsa família e cestas básicas.
Ao G1, a SMS disse que o município não tem autonomia para inclusão de nenhuma categoria na vacinação e que segue a determinação do Plano Nacional de Vacinação em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
De acordo com o assistente social Marcelo Carvalho, de 35 anos, funcionários do SUAS de diversas categorias e níveis de escolaridade participam da manifestação, desde assistentes sociais à auxiliares de serviços gerais.
Por causa da manifestação, o trânsito está congestionado na região. Segundo a psicóloga Eliana Ferreira, de 38 anos, os profissionais fecharam o trânsito parcialmente.
G1