O questionamento sobre alguns resultados ocorridos na disputa do boxe, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, fez com que a Associação Internacional de Boxe (AIBA) suspendesse 36 árbitros e juízes que participaram do torneio.
“Enquanto a maioria das competições de boxe na Rio 2016 foi bastante positiva, um pequeno número de decisões indicou que algumas reformas nos procedimentos da Aiba eram necessárias. Algumas decisões foram feitas durante a Rio 2016 para garantir que a competição seguisse de forma tranquila. Os resultados da investigação vão permitir que a Aiba consiga chegar às ações que precisam ser tomadas. Neste período, foi decidido que todos os 36 árbitros e juízes que participaram dos Jogos Olímpicos não vão atuar em nenhum evento da Aiba até que a investigação seja concluída, com todas as medidas imediatas que serão tomadas pelas comissões”, afirmou a entidade em documento.
A entidade investiga o comportamento dos envolvidos na competição e eles não poderão oficiar durante o Mundial Júnior de Boxe, que será disputado na Rússia em outubro.
Bahia Notícias