Três associações rurais apoiadas pelo Programa de Fomento a Negócios de Impacto da Bracell, situadas em comunidades no território do Litoral Norte e Agreste Baiano, foram contempladas com o edital da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, do Governo da Bahia. O edital CAR 002/2024 selecionou organizações produtivas da agricultura familiar para apoio à gestão qualificada de suas agroindústrias. Cada uma receberá R$ 205.975,30, sendo R$ 179.122,00 em recursos, a doação de um notebook e o restante em contrapartida de bens e serviços.
Uma das entidades contempladas foi a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Região Norte de Alagoinhas, que fica no município de Alagoinhas. A entidade possui como agroindústria o Apiário Flor do Rio Branco, que trabalha com a produção de mel, própolis, composto de mel e hidromel, que é uma bebida alcoólica fermentada considerada a mais antiga da humanidade.
A presidente da associação, Renilda Gomes da Costa, destaca que os recursos do edital ajudarão a ampliar as salas na unidade de beneficiamento de mel, assim como a participação de mais apicultores e meliponicultores da comunidade. “Vamos também produzir novos derivados de mel, como sabonetes e bolos, além de reforçar a produção do hidromel. A ideia é fazer com que os participantes do Apiário Flor do Rio Branco atinjam novos mercados com nossos produtos e possam ampliar a renda familiar”, pontua.
As outras duas beneficiadas pelo edital foram a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito de Dona Maria, em Olindina, que desenvolve, por meio da agroindústria Maria’S, produtos derivados da mandioca, como bolos, empanadas, sequilhos, goma de tapioca e raízes a vácuo; e a Associação de Agricultores Familiares e Mulheres Empreendedoras do Povoado de Prata Região, em Entre Rios. Essa associação tem como agroindústria as Delícias da Prata, que produz derivados das frutas da região, a exemplo de geleias, doces e compotas, além de biscoitos de polvilho da mandioca e batata-doce.
A parceira técnica da Bracell, Claudete Lelis, responsável pela implementação das ações do Programa de Fomento a Negócios de Impacto, informa que a iniciativa tem como premissa fomentar a autonomia das associações e grupos produtivos, com ações de fortalecimento institucional, assessoria técnica para melhoria de processos de gestão e mercado, contribuindo, desta forma, para a sustentabilidade. “O acesso a editais é um resultado do trabalho e este da CAR possibilitará que esses três empreendimentos possam, em curto prazo, ter mais fluidez nos processos administrativos para que acessem, de forma competitiva, o mercado, gerando renda para todos os envolvidos. Posso afirmar que esse trabalho vem transformando, na prática, a realidade local por meio do empoderamento de suas lideranças”, salienta.
Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, destaca que, ao apoiar as associações e os projetos desenvolvidos por elas, a empresa contribui para o empoderamento das comunidades e para a geração de renda das pessoas que nelas estão inseridas. “A Bracell entende que valorizar o capital humano é fundamental para assegurar o cumprimento do pilar ‘Empoderando Vidas’, que faz parte do Bracell 2030 – agenda formada por compromissos e metas aliada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Por isso, a empresa realiza ações constantes para o desenvolvimento das comunidades, o que inclui o investimento em formações para a elaboração e gestão de projetos voltados à ampliação e qualificação de atividades produtivas geradoras de renda, a exemplo das desenvolvidas pelas três associações contempladas no edital da CAR”, afirma.
Renilda reforça que o apoio da empresa é essencial para que a associação possa caminhar com mais conhecimento e suporte para a apicultura e a meliponicultora na região. “A Bracell vem fazendo um trabalho de muita importância em nossa comunidade, oferecendo treinamento e dando capacitação para o desenvolvimento dessa atividade”, ressalta.
Atualmente, além das três associações contempladas pelo edital da CAR, o Programa de Fomento a Negócios de Impacto da Bracell apoia 15 iniciativas na área de influência da empresa na Bahia, além de uma cooperativa.