Um caso inusitado aconteceu no último domingo na Maratona Internacional de Xuzhou, na China, e causou polêmica no mundo do atletismo.
A atleta chinesa Meng Mouping foi flagrada pelos organizadores da prova utilizando uma bicicleta durante o percurso de 42,195km pelas ruas da cidade, que fica na província de Jiangsu, e foi punida nesta quarta-feira com a perda de seu tempo e com a proibição de disputar novamente a corrida pelo resto de sua vida.
De acordo com um comunicado oficial divulgado pelos organizadores da maratona, Mouping, que usou a inscrição D2113, violou as regras ao utilizar uma bicicleta para participar da corrida. Os fiscais a flagraram e foi parada imediatamente. No entanto, ela voltou a usar o meio de transporte minutos depois.
A chinesa terminou a maratona com o tempo de 5 horas, 38 minutos e 36 segundos, que foi excluído da classificação geral pelos organizadores nesta quarta-feira. Mouping ainda poderá sofrer sanções mais pesadas por parte da Associação Chinesa de Atletismo.
Esta não é a primeira vez que um caso polêmico acontece em maratonas na China, que estão em crescimento de popularidade no país. Em novembro passado, em uma meia maratona em Shenzhen, mais de 250 corredores foram flagrados e punidos posteriormente cortando caminho para percorrer o percurso de 21,097km mais rápido.
R7