O fim de ano vem reservando grandes novidades para o esporte da Bahia. O nadador soteropolitano Diego Albuquerque foi eleito como presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA); a atleta de kickboxing, Carol Sousa, venceu o Pan-Americano do Chile na categoria K1 Style 70kg, e se classificou para o World Games 2025, evento poliesportivo reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que será disputado na China; e os velejadores baianos Juliana Duque e Rafael Martins conquistaram o hexacampeonato do Norte-Nordeste de vela Classe Snipe, realizado em Aracaju-SE. Todos os esportistas são patrocinados pela Petrobahia, através do programa FazAtleta.
No caso de Diego Albuquerque, o baiano se elegeu presidente na chapa 1, ao lado do vice-presidente Marcelo Falcão, que já atuou como árbitro e presidente da Federação Aquática Pernambucana (FAP). No novo mandato, o objetivo será modernizar a CBDA e focar na assistência ao atleta. “Nosso intuito é potenciar as 27 federações e expandir nossas modalidades pelos estados, sem esquecer de possibilitar meios para os atletas terem seus patrocínios. Como nadador ainda em atividade e apoiado pela Petrobahia sei da importância disso”, explica o gestor, que também vinha presidindo a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) há oito anos.
Já Carol vai disputar o World Games em agosto de 2025 em Chengdu, na China. O evento poliesportivo é um dos mais importantes do mundo, e inclui esportes que não fazem parte das olimpíadas. Ela conquistou a vaga das américas após derrotar lutadoras da Venezuela e Estados Unidos no Pan-Americano disputado em Santiago, no Chile. Para conquistar a vaga, Carol teve que vencer o Campeonato Brasileiro e uma seletiva interna, chamada de camp, com outras atletas e treinadores da seleção. “Estou muito feliz em viver esse momento e poder me juntar à delegação do Brasil numa competição tão importante. Com certeza essa vitória vai me dar mais visibilidade e crescimento dentro do esporte”, celebra a atleta.
Também quem conquistou vitórias importantes para a Bahia foram Juliana Duque e Rafael Martins. Após a conquista do hexacampeonato do Norte-Nordeste de vela Classe Snipe, em terras sergipanas, a dupla de velejadores estão se preparando agora para o Grand Prix Vila Moura, que será disputado em Portugal. “Esse evento será preparatório para o circuito anual, que será disputado em abril de 2025 em Palma de Mallorca, na Espanha. A diferença é que desta vez vamos disputar pela classe 470”, explica Rafael Martins.
Programa FazAtleta
Algo em comum entre Diego, Carol, Juliana e Rafael é que os quatro integram o programa FazAtleta e são patrocinados pela Petrobahia. Para a supervisora de marketing da empresa, Andreia Lucas, notícias boas como essas são um incentivo para a companhia seguir parceira do projeto. “Trata-se de esportistas que estão levando o nome da Bahia para outros estados e também para o exterior. E como somos uma empresa com DNA 100% baiano, nos sentimos vitoriosos também. Nosso desejo é que essa nova geração de atletas que está chegando tenha eles como inspiração, para crescerem e se desenvolverem ainda mais dentro do mundo do esporte”.
Diego reforça que o patrocínio da Petrobahia foi fundamental para ele chegar ao patamar atual. “Alcancei muitos resultados nacionais e internacionais por conta desse apoio, que é fundamental e decisivo para o atleta se preparar melhor e chegar mais pronto para competir e vencer. Na minha candidatura levantei muito a bandeira da importância do apoio de empresas para os esportistas. Minha intenção como presidente da CBDA será orientar as federações estaduais nesse aspecto, para que ajudem seus atletas a conseguirem ter o que tive”.
“Por falta de apoio tinha pensado em desistir em diversos momentos. Por isso digo com absoluta certeza que não teria chegado aqui sem o apoio da Petrobahia, que me auxilia há muito tempo, permitindo que eu marque presença nas competições e consiga ter ciclos completos de treinamento. Inclusive, só pude participar do camp antes do Pan-Americano, em Cascavel, no Paraná, por conta desse apoio”, destaca Carol.
Rafael Martins declara que esse apoio permite que ele e Juliana sejam atletas profissionais e possam trilhar o caminho necessário para disputar as Olimpíadas de 2028, que será em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Para mim, falar desse patrocínio da Petrobahia é bem fácil, pois permite que vivamos apenas desse esporte e para esse esporte, o que significa ter tempo para treinar, comer, cumprir calendário e seguir em frente representando o Brasil em todo o mundo”, reforça.
Além de Diego, Juliana, Rafael e Carol, outros atletas são apoiados pela Petrobahia através do programa FazAtleta. São eles: Bernardo Peixoto (Vela), Bruno Jacob (Motosurf) e Lisa e Sabrina Tosto (Hipismo).
Patrocínio de competições
Além do patrocínio de atletas, a Petrobahia apoia também a realização de eventos esportivos. Competições de natação, triatlo, maratona e rally contaram com o apoio da empresa ao longo de 2024. A próxima competição que terá participação da companhia será a Travessia Salvador-Itaparica.
“No caso da travessia, nos orgulhamos de ser a patrocinadora master da competição, que é super tradicional e é uma das mais importantes do calendário nacional da maratona aquática. Por saber que o esporte gera paixão e muda vidas, nosso objetivo é permitir que mais atletas surjam e que mais competições sejam realizadas, finaliza Andreia.