Pela 17ª rodada, nesta segunda-feira (31), o Atlético/PR acabou com o jejum de seis jogos sem vencer no Brasileirão e respirou na competição. Em Volta Redonda (RJ), o Furacão superou o Vasco por 1 a 0 e deixou a zona de rebaixamento. Com 20 pontos, o Rubro-Negro paranaense ocupa a 14ª posição. O Cruzmaltino perdeu a chance de encostar no G-6 e segue em oitavo lugar com 23 pontos.
O resultado foi ruim para o Bahia que perdeu uma posição. Com 19 pontos, o tricolor tem agora a mesma pontuação do primeiro time na zona de rebaixamento, o Coritiba (superando apenas no saldo de gols) e encontra-se em 15º lugar na tabela. Para o Vitória, que tem 13 pontos, o prejuízo também foi grande e o time está agora 6 pontos distante do 16º colocado, o São Paulo (19 pontos) – primeiro time fora da zona maldita.
Em ritmo intenso, o primeiro tempo do confronto foi marcado pela forte marcação aplicada pelas duas equipes. Com mais posse de bola, o Vasco apostou nos chutes de fora da área para furar o bloqueio defensivo paranaense. Já o Furacão tentou explorar os contra-ataques, mas pecou no último passe e criou poucas oportunidades de gol. A chegada de maior perigo dos visitantes veio aos 18 minutos em bola área, mas Lucho González cabeceou para fora. O Vasco assustou aos 34, em cobrança de falta de Bruno Paulista, mas a bola passou rente à trave e saiu.
Na volta do intervalo, o Cruzmaltino chegou com perigo logo no primeiro minuto. Mateus Vital arriscou de longe e Weverton quase foi enganado pelo quique da bola, mas defendeu com o peito. Aos 15, o Furacão respondeu e abriu o placar. Em contragolpe puxado por Pablo, Rosseto cruzou para a área, Henrique não conseguiu afastar e Ribamar tocou na saída de Martín Silva. Em desvantagem, o Vasco se lançou ao ataque, acertou o travessão no último lance com Paulo Victor, mas a vitória ficou com o Atlético/PR.
Com o adiamento da partida entre Ponte Preta e Fluminense, a 17ª rodada do Brasileirão se encerra no dia 9 de agosto (quarta-feira). Confira a tabela completa aqui!