O ator alemão Til Schweiger, conhecido internacionalmente por sua participação em filmes como “Bastardos Inglórios”, “Conquistas Perigosas” e “Entrega de Risco”, inaugurou nesta quarta-feira na Alemanha uma creche para refugiados cofinanciado em grande parte por sua própria fundação.
“Me enche de alegria” declarou o artista, que afirmou que precisamente em tempos nos quais os ventos não são favoráveis para os refugiados, é importante ajudá-los.
Schweiger ressaltou que as pessoas que vieram à Alemanha devem ser integradas, ou caso contrário será criado “um grande problema”.
O ator pediu que os populistas que sustentam que é possível enviar outra vez os refugiados a seus países de origem não sejam ouvidos.
“Sabem perfeitamente que isso não é possível”, disse.
O ator afirmou que sua fundação, a Til Schweiger Foundation, destinou um total de 500 mil euros (US$ 537 mil) ao centro de amparo de refugiados de Osnabrück, no estado federado da Renânia do Norte-Wesfalia (oeste), onde agora foi inaugurado o jardim de infância.
O objetivo da fundação, criada no ano passado, é, em geral, ajudar crianças, entre outros, menores refugiados chegados à Alemanha.
Por enquanto, a fundação conseguiu arrecadar cerca de dois milhões de euros em doações com as quais quer financiar sobretudo projetos de formação para crianças desfavorecidas.
uol