Após ser anunciado o fim do vínculo de 17 anos entre o humorista Marcius Melhem e a TV Globo nesta semana ,um grupo de cerca de 30 contratados da emissora – na sua maioria atrizes, mas também atores e profissionais de outras áreas – enviou carta à direção da empresa para pedir reunião e manifestar descontentamento com o encaminhamento do processo.
As reclamações de assédio promovidas pelo profissional ficaram públicas no final do ano passado e, segundo a Folha, uma investigação foi aberta, porém tratada de “forma discreta”. Por isso, no documento, os artistas pedem “a urgência que o assunto merece”, e que estão engajados em “criar um ambiente de trabalho saudável, transparente e digno para todas e todos”. Solicitam ainda debater medidas que garantam “daqui para a frente o respeito e a segurança” dos colaboradores.
A TV Globo marcou uma reunião com o grupo, que inclui pessoas que fizeram as acusações e também profissionais que as apoiam. A emissora reafirmou que “todo relato de assédio, moral ou sexual, é apurado criteriosamente”. Disse ainda que “não tolera comportamentos abusivos em suas equipes” e que mantém um canal para denúncias de violação às regras da empresa. Por fim, assumiu o compromisso com o anonimato dos denunciantes e “o de investigar, não fazer comentários sobre as apurações e tomar as medidas cabíveis, que podem ir de uma advertência até o desligamento do colaborador”.
Bahia Notícias