Neste domingo (12), o curitibano Augusto Akio se tornou campeão do STU National, o circuito brasileiro de skate, após conquistar o vice-campeonato da última etapa da temporada, em Recife. Liderando o circuito com folga, Japinha fez um ano praticamente perfeito, finalizando todas as etapas no pódio.
Vivendo o melhor momento da carreira, Augusto chegou em Recife com grande vantagem em relação ao segundo colocado do ranking brasileiro, Kalani Konig, precisando apenas de mais um resultado consistente para confirmar o título brasileiro. O Catarinense Kalani acabou levando a etapa de Recife, com uma volta impressionante de 89.00 pontos, porém, Japinha também deu show e conseguiu acertar uma volta de 88.00 pontos, decretando o título nacional inédito para a sua carreira. O paulista Dan Sabino completou o pódio na capital pernambucana, com 85.00 pontos. Além do alto nível de skate e do calor, a final também foi marcada por uma bela iniciativa de Japinha que, como campeão da temporada, teria o direito de receber o valor da premiação do título, mas resolveu dividir com Kalani, seu amigo de longa data.
Durante o ano, Augusto Akio venceu as etapas de Criciúma e São Paulo do STU National e terminando como vice-campeão nas etapas de Porto Alegre e em Recife, finalizando a temporada com o pódio em todas as oportunidades no circuito brasileiro de skate. Em 2022, Japinha foi vice-campeão nacional.
Atualmente, Augusto é um dos melhores skatistas do mundo na modalidade Park. Foi vice-campeão mundial em Sharjah, nos Emirados Árabes, além de conseguir o sétimo lugar durante o mundial na Argentina e o quinto lugar no mundial de Roma, na Itália, figurando a segunda colocação do ranking mundial de skate. Ele é um dos favoritos para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024.