A artista plástica e ex-vereadora de Salvador, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, morreu no final da manhã deste domingo (26), em Salvador, aos 71 anos de idade. Ela lutava contra um câncer. A informação foi confirmada ao G1 por familiares.
Formada em administração de empresas, Eliana Kertész foi eleita vereadora em 1982. Entre os anos de 1986 e 1989, comandou a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, durante a gestão do ex-marido e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész.
Artista plástica de notoriedade internacional, Eliana marcou sua trajetória artística com a produção de esculturas que trazem à tona a beleza e sensualidade de mulheres gordas. Uma das obras mais conhecida da artista são as “Gordinhas de Ondina”, em Salvador.
Eliana deixa quatro filhos: Duda, Marcelo, Mariana e Chico Kertész – além de Sérgio, filho do primeiro casamento de Mário Kertész, a quem ela dizia que amava como um próprio filho. Eliana deixa também oito netos. A cerimônia de cremação da artista será às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Rui lamenta a morte da artista plástica Eliana Kertész
O governador Rui Costa lamentou a morte, neste domingo (26), da artista plástica Eliana Kertész. Em sua página no Facebook ele afirma que “a Bahia perdeu uma artista plástica que deixou um importante legado para nosso estado. A todos os amigos e familiares da também ex-vereadora Eliana Kertész transmito meu profundo pesar por sua morte. Sua arte e sua sensibilidade continuarão presentes entre nós”.
Rui também posta uma foto das esculturas conhecidas como ‘As Gordinhas de Ondina’. Para ele, “um dos momentos em que a arte de Eliana Kertész nos ajudou a impulsionar campanhas importantes para as mulheres baianas”.
Foto: G1 Bahia