Para proporcionar melhores condições de trabalho, de vida e de valorização da categoria, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), concede o auxílio fardamento anual para os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) e Agentes de Combate à Endemias (Aces) do município.
A medida concedida desde 2020, foi baseada no modelo de sucesso implantado pela Guarda Civil Municipal e Transalvador, e atende a um antigo pleito das categorias.
Para facilitar o acesso dos servidores aos materiais, a gestão credencia empresas que possam vender as roupas e acessórios para que os profissionais tenham livre escolha de compra. Além de beneficiar os trabalhadores, a medida também gera mais eficiência da aplicação dos recursos públicos, uma vez que dispensa à administração gastos com procedimentos de logística e armazenamento dos materiais.
“Pensando no bem-estar dos servidores, levamos em consideração a diminuição dos custos com processos de aquisição, armazenagem e distribuição dos uniformes a serem entregues aos agentes, evitando também que trabalhadores tenham problemas com a utilização dos uniformes por questões de tamanho, numeração, entre outros. Com o auxílio fardamento cada servidor fica responsável pela aquisição de seu uniforme, estando apto e disponível ao exercício de suas funções”, explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.