Ação, em parceria com a TRIAR, será realizada no Fraldário do 2º piso
Já imaginou um mundo sem sons? Cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, experimentam essa sensação e outros 7 milhões possuem algum grau de surdez, perfazendo 10 milhões de pessoas com este tipo de deficiência no país. E se pudéssemos descobrir essa dificuldade auditiva logo após o nascimento e assim oferecer a oportunidade de tratamentos?
Para chamar a atenção da população sobre a necessidade de cuidar da audição desde os primeiros dias de vida, entre os dias 08 a 14 de novembro, a empresa TRIAR, em parceria com o Shopping da Bahia, promoverá a campanha “Ouvir na Infância”, um evento gratuito onde serão realizados testes auditivos em crianças de 0 a 1 ano. A ação vai acontecer no Fraldário do 2º piso do shopping, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado no dia 10 de novembro.
Os testes auditivos são rápidos, não provocam dor e não tem contraindicação. Se conhece alguma criança que não realizou avaliação auditiva logo após o nascimento, a campanha Ouvir na Infância poderá ajudar. Para isso, é preciso agendar através do WhatsApp (71) 99409-2227. Também serão oferecidas orientações gratuitas e abertas ao público sobre os primeiros cuidados com a audição. As vagas são limitadas.
“A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento da criança e a perda da capacidade de ouvir a impede de receber adequadamente informações essenciais para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem. A campanha Ouvir na Infância se alinha à missão do Shopping da Bahia de ser, cada vez mais, um espaço plural; e abrir-se para ações como essa, reforça esse nosso compromisso”, comenta o superintendente do empreendimento, Wilton Oliveira”.
De acordo com Ministério da Saúde, a triagem auditiva neonatal, popularmente conhecida como “teste da orelhinha”, é uma avaliação realizada para identificar riscos de alterações auditivas logo após o nascimento. Deve acontecer, de preferência, ainda na maternidade ou até os primeiros 30 dias de vida. Após a realização da triagem auditiva, os bebês que falham necessitam de encaminhamento para diagnóstico e tratamento / reabilitação, antes dos seis meses de vida. Essa avaliação é um direito garantido por lei para toda criança após o seu nascimento.
Porém, com o cenário pandêmico que vivemos, principalmente no ano de 2020, muitas maternidades tiveram que suspender a oferta da triagem auditiva e, consequentemente, muitos bebês ainda não tiveram a oportunidade de realizar o “teste da orelhinha”. Pensando nessa população, estaremos oferecendo a avaliação auditiva, sob a forma de triagem, para bebês de até 1 ano de vida.
Serviço
O que? Campanha “Ouvir na Infância”
Quando? Entre os dias 08 a 14 de novembro
Onde? No Fraldário do 2º piso do Shopping da Bahia