As provas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) seguem acontecendo para todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. A aplicação do processo avaliativo, que teve início no município na segunda-feira (2/12), e ocorrerá em mais de 70 escolas da sede, costa e zona rural até o dia 10 de dezembro (terça), já alcançou cerca de 50% do público-alvo, que é de aproximadamente 10.650 alunos.
Esta semana, o Centro Educacional Yolanda Pires, situado no bairro Jardim Limoeiro, unidade da rede municipal que mais atende estudantes do 2º e 5º anos, foi uma das escolas que recebeu a equipe do SABE. O gestor Agnaldo Santos falou sobre a mobilização prévia e as ações pedagógicas que antecederam a aplicação da avaliação. “Durante todo o ano letivo realizamos, com êxito, ações, como simulados, mobilização das famílias e compartilhamento de experiências com profissionais de outros colégios. E estamos com os alunos confiantes no melhor resultado”, contou.
Entre os alunos, a confiança era evidente em Lucas Henrique Menezes, 9 anos, estudante do 2º ano. “Foi como imaginamos que seria, porque falamos sobre o SABE durante as aulas. Eu tinha estudado e estava preparado. Espero tirar mais de 8,0 de nota”, comentou ao final da prova.
De acordo com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), nas escolas, onde a aplicação do processo avaliativo será realizada, aconteceu um intenso trabalho de busca ativa e conscientização de alunos e das famílias, o que tem resultado num alto percentual de participação dos estudantes na prova e na frequência escolar cotidiana.
A coordenadora de Avaliação e Acompanhamento Escolar da Seduc, Dinah Moreira, destaca a importância, bem como a utilidade estratégica do processo avaliativo, por possibilitar a concepção de novos projetos pedagógicos à luz dos diagnósticos gerados. “Por isso, reforçamos o pedido a todas as famílias para que estejam atentas ao agendamento da unidade escolar do filho. Vamos garantir a presença e a participação de 100% dos nossos estudantes nessa avaliação”, afirmou.
A prova do SABE é um indicador de aprendizagem cujo intuito é subsidiar o monitoramento da qualidade da educação das redes públicas municipais em todo o estado.