Uma aeronave com 189 pessoas a bordo caiu no mar da ilha de Java, na Indonésia, nesta segunda-feira (29), logo após a decolagem da capital a caminho do centro de mineração de estanho do país.
Um porta-voz da agência de busca e resgate da Indonésia disse que o vôo da Lion Air, o JT610, perdeu o contato 13 minutos após a decolagem, acrescentando que um rebocador que deixou o porto da capital viu a nave cair.
“Foi confirmado que ele caiu”, disse o porta-voz, Yusuf Latif, por mensagem de texto, quando perguntado sobre o destino do avião, que o serviço de rastreamento aéreo Flightradar 24 identificou como um Boeing 737 MAX 8.
Supostos detritos do avião, incluindo assentos, foram encontrados perto de uma instalação de refino no mar de Java, disse um funcionário da empresa estatal de energia Pertamina.
Destroços foram encontrados perto de onde o avião perdeu contato com autoridades de tráfego aéreo, disse Muhmmad Syaugi, chefe da agência de busca e resgate.
“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Syaugi em entrevista coletiva, acrescentando que nenhum sinal de socorro foi recebido do transmissor localizador de emergência da aeronave. “Esperamos, oramos, mas não podemos confirmar.”
O vôo decolou de Jacarta por volta das 6h20 e deve ter desembarcado na capital da região de mineração de estanho Bangka-Belitung às 7h20, mostrou o site Flightradar 24.
Os dados preliminares de rastreamento de vôo de Flightradar24 mostram que a aeronave subiu para cerca de 5.000 pés (1.524 m) antes de perder e, em seguida, recuperar a altura, antes de finalmente cair em direção ao mar.
Ele foi gravado pela última vez a 1.650 pés (1.113 m) e sua velocidade subiu para 345 nós, de acordo com dados brutos capturados pelo respeitado site de rastreamento, que não pôde ser confirmado imediatamente.
Sua última posição registrada foi de cerca de 15 km ao norte da costa da Indonésia, de acordo com uma referência do Google Maps das últimas coordenadas relatadas por Flightradar24.
Um funcionário do comitê de transporte de segurança da Indonésia disse que não poderia confirmar a causa do acidente, porque teria que esperar até a recuperação das caixas pretas do avião, como o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de vôo são conhecidos.
“Vamos coletar todos os dados da torre de controle”, disse Soerjanto Tjahjono. “Mas o mais importante é a caixa preta”.
A Austrália também não recebeu sinais do localizador de emergência do avião, disse a Indonésia em resposta a uma pergunta, disse o chefe da agência, Syaugi.
O esforço para localizar os destroços e recuperar os cacos negros representará o segundo grande desafio de recuperação dos investigadores indonésios depois que um jato AirAsia Airbus caiu no mar de Java em dezembro de 2015.
De acordo com as regras internacionais, o Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos EUA assistirá automaticamente na investigação do acidente de segunda-feira, apoiado por consultores técnicos da Boeing e da fabricante francesa de motores CFM International, co-propriedade da General Electric e da Safran.
A Boeing está ciente dos relatórios de acidentes de avião e está “monitorando de perto” a situação, disse um porta-voz da empresa à Reuters.
O acidente é o primeiro a ser relatado que envolve o amplamente vendido Boeing 737 MAX, uma versão atualizada e mais eficiente de combustível do jato de um único corredor. Os primeiros jatos Boeing 737 MAX foram introduzidos em serviço em 2017
R7