Em partida disputada no estádio de Pituaçu, na noite deste sábado (1º), o Bahia manteve os 100% de aproveitamento como mandante e venceu o Grêmio por 1 a 0. O duelo foi válido pela 7ª rodada da Série A do Brasileirão.
Com esse resultado, o Esquadrão de Aço chegou aos 13 pontos e assumiu a 3ª posição na tabela da competição nacional. Lembrando que o time ainda pode ser ultrapassado por algumas equipes que atuam no complemento da rodada, neste domingo (2).
O Tricolor agora volta a campo às 16h do próximo sábado (8), para enfrentar a equipe do Ceará, no Castelão, em Fortaleza, pela 8ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
O primeiro tempo de jogo foi marcado por muito estudo nos minutos iniciais, muita disputa no meio de campo e poucas chances claras de gol para ambas as partes.
A primeira boa chegada do Esquadrão foi aos nove minutos. Após cobrança de escanteio pela direita, Élber apareceu bem na área e finalizou por cima do gol. No minuto seguinte, Fernandão recebeu bom passe de Élber pela esquerda e bateu cruzado, levando perigo ao gol adversário.
Aos 33 minutos, num rápido contra-ataque, o adversário teve uma chance de perigo, mas a finalização de Pepê parou em uma grande defesa do goleiro Douglas.
Aos 43 minutos, Artur fez boa jogada pela esquerda, cruzou na primeira trave à meia altura, Douglas Augusto ajeitou e Moisés chutou forte, mas a bola esbarrou na zaga adversária. Dessa forma a primeira etapa terminou empatada por 0 a 0.
O Bahia voltou para a segunda etapa buscando mais a meta adversária. Logo aos sete minutos, após um rápido contra-ataque, Artur entrou na área pela esquerda, cortou para o meio e bateu de direita, a bola desviou no braço esquerdo de Geromel. Pênalti. Na cobrança, aos nove, Fernandão bateu forte no canto direito de Paulo Victor para abrir o marcador.
Após sofrer o gol, o time gaúcho passou a se lançar mais ao ataque, gerando também mais espaços para contra-ataques do Esquadrão de Aço.
Aos 23 minutos, Nino fez uma grande jogada pela esquerda, driblou dois marcadores e chutou rasteiro no canto esquerdo, exigindo grande defesa do arqueiro gremista. Aos 26, Douglas Augusto chutou forte de fora da área para mais uma defesa do goleiro.
O Esquadrão voltou a assustar aos 40. Após um erro da defesa, Artur ficou com a bola pela direita, driblou a marcação e serviu Eric Ramires, que, da entrada da área, bateu colocado para boa defesa de Paulo Victor.
Nos minutos finais da partida, o Bahia manteve a bola em seu campo de ataque, se afastando assim do risco de sofrer o empate, e fazendo a alegria da torcida que se fez presente em Pituaçu.
O time do técnico Roger Machado atuou com: Douglas; Nino, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Douglas Augusto e Elton (Flávio); Élber (Arthur Caíke), Artur e Fernandão (Eric Ramires).
Fernandão
o centroavante Fernandão marcou o gol do triunfo do Esquadrão sobre o Grêmio, por 1 a 0, pela 7ª rodada da Série A. Após o duelo, o atleta falou sobre a importância do triunfo diante da desgastante sequência de jogos.
“A gente vem numa sequência muito forte de jogos. Decisões, uma atrás da outra. E hoje, graças a Deus, conseguimos um grande triunfo aqui. Agora temos uma semana para descansar e recuperar para o próximo jogo”, afirmou.
Fernandão também revelou um certo alívio ao marcar o seu primeiro gol pelo Brasileirão de 2019.
“Eu tenho trabalhado sério, me dedicando… Fico incomodado, mas eu tenho que manter a cabeça tranquila. Eu sei que eu tenho condições de ajudar. Então, esse gol também é para poder tirar um grande peso e agora é continuar trabalhando que eu sei que o campeonato é longo e eu espero poder estar ajudando”, disse.
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia