Um primeiro tempo apático. Um segundo tempo agitado. Esse é o resumo do jogo entre Náutico e Bahia, na Arena Pernambuco. Melhor para o time da casa que aproveitou uma falha coletiva do time baiano na primeira etapa, com Robinho mandando para as redes de Douglas. 1×0. O tricolor não conseguiu equilibrar as ações e praticamente não teve oportunidades na etapa inicial. No segundo tempo, com as substituições de Elton e Kayke, por Elber – depois substituído por Allione – e Junior Brumado, o Bahia foi outro time e abusou de perder oportunidades, com o goleiro Timbu, Bruno, saindo de campo aclamado pela torcida.
O resultado não mudou a tabela do Nordestão, mas aproximou o Náutico do Bahia, agora com diferença de dois pontos. Faltam duas rodadas. O primeiro colocado, o Botafogo da Paraíba, com nove pontos e uma partida a menos, está praticamente classificado e o Bahia, com seis pontos, precisa de pelo menos mais um triunfo para garantir a segunda colocação.
O próximo jogo pelo Nordestão será na terça-feira (20), contra o Altos-PI, na Fonte Nova. Mas, antes disso, tem o primeiro compromisso da semifinal do Campeonato Baiano, contra Juazeirense, em Juazeiro, ainda com data indefinida.
Mais organizado, o Náutico teve a estratégia de explorar os contra-ataques. O time de Roberto Fernandes conseguiu se defender bem e não sofreu quase nenhum susto do Bahia, que se limitou a arriscar de longe. O Timbu foi bem mais perigoso. E, na primeira vez que invadiu a grande área, foi efetivo. Ortigoza brigou pela bola, que sobrou para Robinho finalizar bem. A partir daí, os alvirrubros tiveram, pelo menos, mais duas boas chances (com Breno e Wallace Pernambucano). O Tricolor, por sua vez, era muito previsível e facilmente marcado.
O Bahia voltou modificado – entraram Élber e Júnior Brumado nas vagas de Elton e Kayke – e disposto a se lançar mais ao ataque. Foi assim que, logo no primeiro lance, obrigou Bruno a fazer duas boas defesas. O Bahia foi, de fato, mais agressivo. Conseguiu fazer a defesa do Náutico trabalhar mais – inclusive o camisa 1 alvirrubro fez um milagre em uma finalização de Júnior Brumado – e o Timbu, por sua vez, deixou de ser perigoso nos contra-ataques. Apesar de martelar, os baianos pecaram muito nas finalizações e não conseguiram empatar.
FICHA TÉCNICA
Náutico 1 x 0 Bahia
Copa do Nordeste – 4ª rodada
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 10/03/2018
Horário: 16h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (ambos do AL)
Cartões amarelos: Lucas Fonseca, Zé Rafael, Léo (Bahia) / Wendel, Fábio, Thiago Ennes, Wallace Pernambucano (Náutico)
Gols: Robinho (Náutico)
Náutico: Bruno; Thiago Ennes, Camutanga, Breno Calixto e Kevyn; Negretti, Jobson (Medina) e Wendel (Josa); Robinho, Wallace Pernambucano e Ortigoza (Rogerinho). Técnico: Roberto Fernandes
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Edson; Elton (Élber), Vinícius, Zé Rafael e Edigar Junio; Kayke (Júnior Brumado). Técnico: Guto Ferreira.