A Praia de Inema, em Salvador, foi palco das finais de campeonatos nacionais e internacionais de águas abertas, realizadas a partir da sexta-feira (6) até ontem (8), na Base Naval de Aratu. O evento reuniu aproximadamente 1.500 atletas de diversas nações e destacou a excelência da Bahia nos esportes aquáticos.
Os destaques ficaram com os atletas baianos Ronaldo Zambrano, que sagrou-se campeão absoluto do 29º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, conquistando medalhas nas provas de 10 km e 5 km, e Arthur Pazos Britto, que alcançou o título de vice-campeão do Circuito Sul-Americano e vice-campeão do Campeonato Brasileiro de águas abertas 10 km.
“Me faltaram palavras e voz no final da prova de Arthur, porque é a realização de um sonho que sonhamos juntos. Na dedicação diária dele, levando a sério sua jornada de atleta, hoje foi puro merecimento dessa conquista”, afirmou Sinara Pazos, mãe de Arthur, em suas redes sociais.
O Grêmio Náutico União é novamente campeão do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, com 7.496 pontos, seguido pelo Yacht Clube da Bahia. com 6.852, e, em terceiro, os clubes Itamirim/Novos Cielos/Nadar Itajaí, com 3.787. Já na Copa Brasil 5 km, o clube New Rhanc Costa Verde/BA mostrou a força do esporte local ao liderar o pódio com 1.552 pontos.
Além das conquistas individuais, o evento reforçou a importância da Bahia como polo em esportes aquáticos. “Esses resultados são fruto do esforço contínuo de atletas e equipes técnicas, além do incentivo ao esporte em nossa região”, destacou Marco Antônio Lemos, presidente da FBDA.
O evento contou com o apoio essencial de patrocinadores como a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Marinha do Brasil, e o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, da Saltur, além do patrocínio da Intermarítima.