O Escritório Bahia Criativa promove, neste mês de janeiro, encontros com “Artistas Brasileiros do Mundo”. O objetivo é apresentar artistas brasileiros que vivem e trabalham fora do País que irão conversar com o público sobre sua experiência profissional no exterior. O primeiro evento acontece no dia 18 de janeiro, às 18h, com Creso Filho, multiartista que vive na Europa há mais de 30 anos. Já no dia 26 também às 18h, o bate-papo será com Anderson Souza. Vivendo na Itália há mais de 10 anos, o percussionista baiano, filho de Neguinho do Samba, irá compartilhar sua experiência com os participantes do encontro. Os eventos são gratuitos e não é necessário inscrição.
Creso Filho vive na Europa há mais de 30 anos. Atualmente radicado em Amsterdam, já trabalhou com o novo circo, dança, teatro e ópera em vários países como Inglaterra, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Polônia, Rússia, Áustria, Israel, Mongólia, Coréia, Japão, China, Itália e Estados Unidos. O artista já foi dirigido, entre outros, por Augusto Boal, Antônio Abujamra, William Pereira, Dario Fo, Bob Wilson, Peter Greenaway, Peter Stein, Damiano Michieletto e William Kentridge.
Anderson do Samba Souza, percussionista baiano que mora na Itália há mais de 10 anos se apresenta e realiza workshops em vários países da Europa e nos Estados Unidos. O artista teve ainda uma rica experiência profissional no Senegal, onde produziu e gravou o álbum “Café Touba”, que mescla linguagens multiétnicas e agrega influências musicais de matriz africana. Em 2016, Anderson realizou residência e workshop no Caribe, a partir de seleção no edital de Mobilidade Artística e Cultura do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Com estes encontros, o Escritório Bahia Criativa pretende possibilitar o compartilhamento de experiências de profissionais em relação às suas carreiras, informando sobre as possibilidades de inserção no mercado artístico-cultural internacional.
SERVIÇO
Encontro com “Artistas Brasileiros do Mundo”
Local: Escritório Bahia Criativa – Forte do Barbalho – Barbalho
Datas: 18 de janeiro, 18h – Encontro com Creso Filho
26 de janeiro, 18h – Encontro com Anderson Souza
Evento gratuito, sem inscrições