Chico Araújo
O Baianão já tem seus finalistas.
E vai ser uma final inédita.
No sábado, o Bahia recebeu a visita do Itabuna. Tinha perdido a primeira partida por 1×0. Precisava reverter o placar e acabou goleando o Dragão do Sul, por 4×1, numa partida que envolveu polêmica no primeiro gol tricolor. O juiz Bruno Pereira Vasconcelos marcou penalidade numa bola cruzada por Jacaré que, segundo o árbitro bateu na mão de Elivelton. Mas as imagens ampliadas mostradas na transmissão da TVE deixaram claro que a bola bateu na perna do jogador.
Sem VAR, o pênalti foi validado e convertido por Everaldo.
O placar deixava tudo igual e levava a decisão para cobrança de penalidades, mas o Bahia foi superior na segunda etapa e ampliou com Cauly, após cobrança de falta ensaiada… e finalmente o torcedor pôde identificar uma jogada treinada pelo técnico Renato Paiva que tanto reclama a falta de tempo.
Não demorou e Everton marcou om terceiro gol, numa jogada excepcional de Biel que deu um drible de corpo na defesa do Itabuna. O Dragão ainda marcou de Pênalti, com Cesinha, mas Cauly fechou o placar em 4×1. Bahia classificado para a final depois de três anos de fora da decisão.
Olha, o tricolor está próximo de anunciar o atacante Luciano Juba como reforço para a temporada. O jogador é um dos destaques do Sport de Recife, com oito gols e nove assistências neste ano. Juba assinou um pré-contrato com Bahia, mas fica a disposição somente no encerramento do contrato com o Sport, em 31 de agosto, o que pode inviabilizar sua participação na Séria, já que a janela de transferências fecha antes. Daí, deve pintar um acordo com o rubro-negro pernambucano e parece que a torcida do Leão não ficou muito satisfeita, não.
Outros jogadores estão sendo cogitados. O tricolor estaria na frente de outros clubes do futebol nacional e internacional para contratar o atacante Ademir, do Atlético Mineiro.
+++
E ontem o Jacuipense garantiu sua segunda participação seguida na final do Baianão ao vencer mais uma vez a Juazeirense. Na primeira partida, em Juazeiro, 1×0 para o Jacupa. Ontem, em Riachão do Jacuípe, 3×0 para o Leão do Sisal que chega empolgado para a decisão que será realizada nos dias 26 de março, próximo domingo, em Riachão do Jacuípe, e dois de abril, na Arena Fonte Nova.
O Jacupa saiu na frente com Thiaguinho, numa cobrança de falta para ser repetida mil vezes no currículo do jogador. Welder ampliou na seungda etapa e Raphinha também num belo lance de fora da área fechou p placar para o Jacupa, que tem vaga garantina na Copa do Brasil em 2024.
+++
O Jacupa vai em busca do título inédito, enquanto o Bahia ainda tem pela frente o CRB, na quarta-feira, encerrando participação na Copa do Nordeste. Vale lembrar que o tricolor foi mal na Lampions, conquistou apenas seis pontos em sete jogos e cumpre tabela. Oportunidade para o técnico Renato Paiva observar o elenco e já ir se preparando para o Campeonato Brasileiro da Série A, que começa para o tricolor no dia 16 de abril, contra o Bragantino, na casa do adversário.
O Vitória também joga na quarta-feira. Também encerrando participação na Copa do Nordeste. Visita o Campinense e deve levar o time sub-20, segundo antecipou o técnico Léo Condé, que quer aproveitar o máximno do tempo para treinar a equipe para a estreia na Série B, dia 15 de abril, contra a Ponte Preta, no Barradão.