O Esporte Clube Bahia manifesta pesar e toda a solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol.
Em estado de choque e em respeito à terrível tragédia aérea desta terça-feira (29), está cancelada a foto oficial que seria realizada hoje com os atletas de todas as categorias e todos os funcionários tricolores na arquibancada do Centro de Treinamento do Fazendão.
A delegação do Bahia chegou a se encontrar com o grupo da Chape no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na viagem de volta a Salvador após o acesso. Ademais, jogadores e integrantes da comissão do “Verdão do Oeste” defenderam as nossas cores, como o técnico Caio Júnior, o preparador físico Anderson Paixão, o zagueiro William Thiego e o atacante Ananias, este prata da casa do Esquadrão.
O zagueiro Demerson – que atuou no clube entre 2013 e 2014 – também faz parte do elenco alviverde, mas não se encontrava no voo.
O treinador Guto Ferreira, os auxiliares Alexandre Faganello e André Luís, o prepador físico Marcos Cezar e o coach Gustavo Evangelista chegaram ao Tricolor em junho, todos oriundos da Chapecoense, e se juntam à corrente de orações que já tomou conta do mundo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Bahia suspendou a reunião do órgão, que aconteceria no próximo sábado, em razão do ocorrido.
#Luto #ForçaChape
+++
Mario Sérgio foi ídolo rubro-negro na década de 1970
O Esporte Clube Vitória, por meio desta nota, manifesta profundo pesar pela tragédia ocorrida com o avião que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas e convidados, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.
Entre as vítimas do acidente, estão profissionais de grandes serviços prestados ao clube como o ídolo Mário Sérgio, um dos maiores jogadores da história do Vitória; o técnico Caio Júnior, o auxiliar Duca e o analista de desempenho Pipe Grohs; e os jogadores Dener, Gil, Cléber Santana e Arthur Maia.
Arthur, formado nas divisões de base do Vitória, tinha contrato com o Rubro-Negro até o final de 2017. Arthur Maia conquistou inúmeros títulos na base rubro-negra, entre eles a Copa do Brasil Sub-20 de 2012, e foi campeão baiano de profissionais este ano pelo Leão.
Nossas condolências às vítimas e suas famílias, e orações pela recuperação plena dos sobreviventes.
+++
Nota da Federação Bahiana de Futebol
O futebol baiano está de luto pela tragédia envolvendo a Associação Chapecoense de Futebol, nesta madrugada. A queda do avião que levava a delegação para Medellín, na Colômbia, onde o clube enfrentaria o Atlético Nacional na partida de ida da final da Copa Sul-Americana deixou 76 mortos.
Entre os falecidos estão diversos profissionais com passagens pelo futebol da Bahia, entre atletas e membros de comissão técnica. O acidente vitimou, ainda, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, que também era um dos vice-presidentes da CBF.
Abalado, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, lamentou a tragédia. “Estamos muito tristes. Um acidente que comoveu o mundo. Perdemos amigos, jogadores e profissionais que passaram por nossos clubes. Ontem, por volta das 11 horas, recebi um telefonema do companheiro Delfim Peixoto. Ele nos parabenizou pelo acesso do Bahia e nos revelou sua torcida pela permanência do Vitória na Série A. Era um companheiro de lutas por melhorias no futebol brasileiro. O futebol baiano está de luto”, disse.