Após dois meses de eventos musicais, o Morumbi volta a receber uma partida neste domingo, às 17h, pela última rodada do Brasileiro. No jogo que deve marcar a despedida de Lugano, o São Paulo recebe o Bahia com ambos precisando vencer e de uma combinação de resultados para ir à Libertadores. Os dois times têm 49 pontos, e o Tricolor nordestino está em 11º lugar, um acima do paulista, por ter saldo de gols superior (2 contra -1).
Além de importante para definir a luta do time por uma vaga na Libertadores, o jogo também pode ficar marcado por uma possível despedida de alguns atletas importantes na temporada. Com uma série de jogadores na mira de outros clubes, o Tricolor tem cinco titulares com situação indefinida para 2018.
O primeiro da lista é o volante Renê Júnior, um dos destaques de 2017. Emprestado ao Bahia pela Ponte Preta até o fim do ano, Renê ainda não chegou a uma definição com o clube baiano sobre uma possível renovação. O Corinthians demonstrou interesse no atleta e iniciou as negociações.
Companheiro de Renê no meio-campo do Bahia, o volante Edson passa por situação semelhante. Com vínculo com o Fluminense, o jogador está emprestado ao Esquadrão até o final do ano.
A lista de emprestados ao Bahia também conta com os gringos Allione e Mendoza. O argentino pertence ao Palmeiras, enquanto segundo tem vínculo com o Corinthians. O caso de Allione é mais complicado, já que Roger Machado, novo treinador do Palmeiras, pretende contar com o jogador. Apesar do iminente retorno ao Palmeiras, o argentino já disse algumas vezes em entrevistas que tem vontade em permanecer no Bahia.
A situação de Mendoza é diferente, já que o Corinthians, clube que detém os direitos do jogador até o fim de 2018, não descarta fazer trocas envolvendo o atacante. Em outubro, o presidente Roberto de Andrade comentou uma possível negociação envolvendo Zé Rafael.
O lateral-direito Eduardo é mais um titular emprestado ao Tricolor até o final da temporada. Como ele tem vínculo com o Atlético-PR também até o final do ano, o jogador fica livre para assinar com qualquer equipe.
Mas não é somente com os atletas com vínculo próximo do fim que a diretoria do Bahia tem que se preocupar. Mesmo com contrato válido até o fim de 2019, o goleiro Jean está perto de se transferir para o São Paulo. Os dois clubes chegaram a um acordo, que só deve se concretizar caso a chapa apoiada pela atual gestão vença as eleições do Bahia, marcadas para o dia 9 deste mês.
Zé Rafael é outro titular tricolor com vínculo com o Esquadrão que é assediado por outras equipes. Apesar de, em outubro, ter renovado o contrato com o clube baiano até 2020, o meia foi procurado por Corinthians e Santos.
Promovido ao time principal nesta temporada, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba conquistou espaço na equipe titular do Bahia e é mais um jogador procurado no mercado brasileiro. O lateral teve o nome especulado no Palmeiras, mas negou ter recebido qualquer convite.
São Paulo x Bahia, 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbi, São Paulo;
Horário: 16h (de Salvador);
Time provável: Jean, Eder, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Edson e Renê Júnior; Mendoza, Allione e Régis; Edigar Junio;
Desfalques: Feijão, Eduardo e Zé Rafael estão machucados. Juninho e Lucas Fonseca estão em recuperação de lesão;
Pendurados: Allione, Anderson, Edigar Junio, Jean, Juninho, Matheus Reis, Régis, Tiago e Zé Rafael;
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (CBF) apita o jogo auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Cristhian Passos Sorence (CBF). O trio é de Goiás.
(Informações do Globo Esporte)