Pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (26) e contratada pela TV Bahia, revela os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores da Bahia. Essa é o segundo levantamento feito pelo instituto com foco nas eleições estaduais.
O ex-presidente Lula (PT) tem ampla vantagem nas intenções de votos na Bahia em relação ao presidente Jair Bolsonaro(PL). São 65% para Lula e 18% para Bolsonaro.
Na primeira pesquisa, divulgada em agosto, os percentuais eram de 61% para Lula e 20% para Bolsonaro.
Ciro Gomes aparece em terceiro, com 4%. Na pesquisa anterior, ele tinha 7%. A candidata Simone Tebet (MDB) possui 3%, enquanto o levantamento anterior aparecia com 1%.
Soraya Thronicke (UNIÃO), que na primeira pesquisa não pontuou, agora tem 1%.
Não atingiram 1% das menções os candidatos Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU).
Padre Kelmon, que representa o PTB após a candidatura de Roberto Jefferson ter sido impugnada, foi citado e também não chegou a 1%. A candidatura de Pablo Marçal (PROS) foi cancelada no TSE e, por isso, não foi inserida na pesquisa.
Brancos e nulos somam 4%, outros 4% não souberam responder. A pesquisa é estimulada e os entrevistados responderam a seguinte pergunta: se a eleição para presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE).
Veja os resultados da pesquisa
- Lula (PT): 65%
- Jair Bolsonaro (PL): 18%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Eymael (Democracia Cristã): não atingiu 1%
- Felipe d’Avila (Novo): não atingiu 1%
- Vera Lúcia (PSTU): não atingiu 1%
- Léo Péricles (Unidade Popular): não atingiu 1%
- Sofia Manzano (PCB): não atingiu 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 4%
- Não sabe ou prefere não opinar: 4%
G1