Chico Araújo
Vamos começar com o Bahia, que segurou o empate ontem em 0x0 com o São Paulo, numa partida em que o goleiro Marcos Felipe só faltou fazer chover.
O goleiro pode ser considerado o responsável pelo resultado que não tirou o tricolor da zona de rebaixamento, mas manteve próximo do Goiás, primeiro time fora do Z-4.
E ontem teve uma situação interessante. O jogo do bicho perdeu longe para a faúna em campo. Do lado do São Paulo teve Wellington Rato e Alexandre Pato. No Bahia teve a estreia de Rafael Ratão e o retorno de Jacaré. Quer dizer, em determinado momento tinha Rato, Pato, Ratão e Jacaré em campo.
O tricolor baiano ainda tem duas partidas da primeira fase. Neste domingo, na Arena Fonte Nova, enfrenta o vice-lanterna América e depois pega mais um time mineiro, o Atlético, fora de casa.
Veja o que disse o técnico Renato Paiva….
– – Nós fizemos um jogo muito competente, sabendo as diferenças. O Marcos [Felipe], de fato, foi a figura do jogo. Foi um jogo em que um goleiro meu mais fez defesas e mais fez defesas de qualidade. Mas ele está lá para isso. Também já perdi pontos contra grandes defesas de grandes goleiros adversários. O São Paulo só tinha um empate aqui.
Até agora nenhum outro nome foi anunciado e a janela de transferências encerra nesta quarta-feira. O abahia ainda mostra deficiências, principalmente no ataque. Ontem começou com Mingotti e Ademir, terminou com Ratão e Everaldo, mas a zica continua e o Bahia não balança as redes há três jogos do Brasileirão.
Vamos ver se alguma carta ainda sai da manga do grupo City para tentar mudar a situação.
+++
Enquanto o Bahia está mergulhado no Z-4, o Vitória nada de braçadas no G-4 da Série B. O Leão reverteu um placar complicado ontem à noite em Campinas.
O rubro-negro sofreu um apagão nos minutos iniciais da partida e a Pointe Preta abriu 2×0, com gols de Léo Naldi e André.
O VAR acabou ajudando o Vitória. Primeiro com a expulsão de Matheus Jesus aos 18 minutos da primeira etapa.
Depois, aos 12 minutos do segundo tempo, entregando bola na mão de Edson. Léo Gamalho Marcou.
Aí o VAR ajudou a anular o golaço de Maílton. A bola resvalou na mão do jogador antes dele mandar um balaço contra o gol de Lucas Arcanjo.
E aos 40 minutos, na insistência e depois de pressionar a Macaca ao extremo, o estreante Iruy Castilho marcou na famosa bicuda, firme, contra o gol de Caíque França.
Satisfação do técnico Léo Condé
– – Jogo movimentado. Sabíamos que seria difícil jogar aqui. Não esperávamos iniciar tão mal o jogo, aqueles dez ou quinze minutos, tanto em termos de marcação como de construção de jogo. Tomamos os gols rápido, mas, depois, a equipe foi se encontrando no decorrer do jogo, talvez um pouco ansiosa, o que resultou em escolhas erradas. Mas mudamos no intervalo, melhoramos nossa atitude
O resultado não foi suficiente para o Leão manter a liderança. Agora é o segundo colocado, atrás do Novorizontino, mas tem a chance de retomar a ponta, nesta quarta-feira, contra o lanterna ABC de Natal, no Barradão.
+++
Ontem também teve Série D. o Bahia de Feira acabou derrotado pelo Potiguar de Mossoró, pela primeira partida da segunda fase. Agora precisa vencer o adversário por 2×0 neste sábado para fgarantir vaga nas oitavas de final. Se vencer por apenas um gol de diferença, a decisão vai para a cobrança de penalidades.
+++
Ontem, na primeira partida da final do Baianão Série B, Jacobina e Jequié empate por 1×1 e o próximo jogo acontece no estádio Waldomiro Borges, em Jequié.
Vale lembrar que as equipes já garantiram presença na série a do Baianão no ano que vem.
+++
Na quarta-feira tem jogo tenso pela Copa do Mundo de Futebol Feminino. O Brasil precisa vencer a Jamaica para passar à segunda fase.
No sábado, a Seleção perdeu para a França, por 2×1, agora primeira do grupo F, e acabou ultrapassada pela Jamaica, que venceu o Panamá por 1×0 e também somou 4 pontos. Jogo que vale permanência e acontece às sete da manhã no estádio Melburne Rectangular.
Jogo para teste cardíaco.