O ano de 2018 começou muito bem para os piscicultores baianos. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) distribuiu, apenas em janeiro, mais de 1,5 milhão de alevinos (peixes jovens) de tilápias, tambaquis, tambacus e carpas. Os animais foram entregues a cerca de 1.300 famílias de quase 30 municípios baianos.
“A quantidade de famílias beneficiadas aumentou em 15% em comparação a janeiro do ano passado, enquanto que a quantidade de cidades que receberam os alevinos para seus projetos cresceu mais de 60% em relação ao mesmo período”, comemora o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda. Para o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, os números revelam um aumento da penetração do programa no estado.
Segundo Dernival, essa expansão do programa de peixamento, “permite a descentralização da produção de pescado, o que é bastante benéfico para o estado”. Os peixes são produzidos nas oito estações de piscicultura da Bahia Pesca e são entregues diretamente aos produtores rurais, colônias e associações ou a representantes das prefeituras do interior, que fazem o repasse dos animais às famílias produtoras.
Secom