O Bahia deu o primeiro passo para ganhar o Baianão 2018. O Leão tinha a vantagem de dois empates para conquistar o tricampeonato, mas o tricolor fez 2×1 na Fonte Nova, com gols de Edigar Junior e Vinicius, descontado Luan para o rival. O resultado força o rubro-negro a vencer por qualquer placar no próximo domingo dentro do Barradão. Com 40 mil torcedores nas arquibancadas – torcida única – o jogo foi movimentado e com chances para os dois lados. Mais perigoso, o mandante por pouco não fecha um placar maior. Em campo, foi a primeira derrota do Leão, que foi penalizado na última partida por forçar o encerramento da partida no “Ba-Vi da Vergonha” (1×1 no tempo normal, mas 3×0 por forçar ficar com menos de sete jogadores em campo) que ainda essa semana volta a pauta no Supremo Tribunal Desportivo.
Após um início de primeiro tempo bastante estudado, o Vitória teve a chance de abrir o placar. Neilton roubou a bola de Tiago, avançou na direção da área e rolou para Jonatas Belusso, que se atrapalhou e acabou desarmado. No lance seguinte, o Bahia fez boa trama ofensiva que resultou em passe de Vinícius para Edigar Junio balançar as redes da Arena Fonte Nova. Com Marco Antônio e Léo, pela esquerda, o Tricolor seguiu criando chances de marcar, mas sem conseguir ampliar. O Vitória ficou na bronca com a arbitragem. Aos 33 minutos, Douglas saiu da meta para cortar um passe em profundidade para Neilton, mas tocou com o braço fora da área. Os atletas rubro-negros pediram a expulsão do goleiro, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira aplicou apenas o cartão amarelo.
Parecia um replay. Pênalti para o Bahia, Vinícius na bola, gol e dancinha para comemorar. Mas, diferente do que ocorreu no primeiro Ba-Vi do ano, neste domingo não houve pancadaria após a celebração. De frente para a torcida tricolor, ele fez a festa, que não durou muito. Cinco minutos depois do Bahia ampliar, Neilton tabelou com Juninho e passou para Luan, na grande área, acertar o ângulo e marcar o primeiro gol como profissional. Melhor em campo, o Bahia perdeu chances de marcar com Léo e Régis. No fim da partida, quase 40 mil pessoas cantaram em coro o hino do clube.
Bahia e Vitória voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Barradão. Assim como ocorreu neste domingo, o clássico terá torcida única, mas desta vez apenas rubro-negros serão permitidos no estádio.
(Com informações do Globo Esporte)
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×1 Vitória
Campeonato Baiano 2018 – Final (1º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 01/04/2018 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos FIFA-SP)
Cartão amarelo: Tiago, Douglas, Lucas Fonseca (Bahia) / Walisson Maia (Vitória)
Gols: Edigar Junio, Vinícius (Bahia) / Luan (Vitória)
Bahia: Douglas; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton (Nílton); Marco Antônio (Allione), Gregore, Vinícius (Régis) e Zé Rafael; Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.
Vitória: Fernando Miguel; Lucas, Ramon, Walisson Maia e Pedro Botelho; Uillian Correia, Juninho (Guilherme Costa), Fillipe Soutto e Nickson (Alex Baumjohann); Neílton e Jonatas Belusso. Técnico: Anderson Batatais.