A defesa do Bahia perdeu a invencibilidade na temporada, mas o time não. O tricolor encontrou dificuldades para vencer a Juazeirense, no Estádio Pituaçu, mas com duas jogadas de bola parada acabou conquistando o triunfo, por 2×1. Nem foi o responsável por marcar o primeiro gol diante do tricolor (o primeiro sofrido em oito rodadas), empatando a partida no início da segunda etapa, de pênalti. No primeiro tempo o bicampeão brasileiro – que completou 28 anos do título de 88 neste domingo – ficou à frente do placar com Gustavo, o terceiro gol dele na competição. Mário fez o gol que deu números finais ao jogo, aproveitando cobrança de falta de Juninho, pela esquerda.
Bahia e Juazeirense protagonizaram uma partida morna, da qual a criatividade passou longe. No primeiro tempo, mérito da defesa do Juazeirense, que se fechou e complicou a vida do Tricolor. No segundo, incapacidade do Bahia de criar. O quadro foi tão crítico que todos os gols surgiram de bolas paradas: no primeiro tempo, Gustavo, aos 45, após cobrança de falta; na segunda etapa, Nen converteu um pênalti aos seis, e Mário marcou aos 37, após falta cobrada por Juninho.
O primeiro tempo foi disputado praticamente em um lado do campo. O Juazeirense armou um sistema defensivo eficiente e dificultou a criação de jogadas do Bahia, que só conseguiu criar perigo quando recorreu aos longos lançamentos. Com tamanha dificuldade, o gol saiu somente aos 45 minutos em uma jogada de bola parada, quando Gustavo aproveitou a assistência de Régis [assista ao gol no vídeo abaixo]. Por outro lado, a zaga tricolor não teve muito trabalho.
Se a primeira etapa tinha dado sono, a segunda… Foi ainda mais sonolenta. Exceções para os lances dos dois gols marcados. Aos seis minutos, empate do Juazeirense: Nen converteu um pênalti, depois que a bola bateu na mão de Juninho Capixaba na área. Aos 37, Mário aproveitou uma cobrança de falta certeira de Juninho e garantiu o triunfo do Bahia. Mas, fora isso, foi total falta de criatividade.
Outros resultados:
Flamengo de Guanambi 1×1 Fluminense de Feira
FICHA TÉCNICA
Bahia x Juazeirense
Campeonato Baiano – 5ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 19/02/2017
Horário: 16h
Árbitro: Johnn Herbert Alves Bispo (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Carlos Eduardo Bregalda Gussen (BA)
Cartões amarelos: Emerson (Juazeirense) / Rodrigo Becão (Bahia)
Gols: Gustavo e Mário (Bahia) / Nem (Juazeirense)
Bahia: Anderson; Éder, Rodrigo Becão, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Matheus Sales, Juninho, Régis (Marco Antônio) e Renato Cajá (Mário); Kaynan (Zé Rafael) e Gustavo. Técnico: Guto Ferreira
Juazeirense: Tigre, Ricardo Braz, Emerson, Nem e Elton Lira; Waguinho, Diego Ceará (Rodrigo Rodrigues), Patrik e Everlan; Sassá (Emerson Bahia) e Robert. Técnico: Paulo Sales