Nos últimos dias, tem chovido com frequência no Nordeste. A maior parte da chuva que cai sobre a Região está relacionada ao tempo quente e úmido e a áreas de instabilidade associadas à ZCIT – Zona de Convergência Intertropical que estão bastante ativas há alguns dias sobre a costa norte do Nordeste.
Nesta sexta-feira (13), a costa da região entre o Maranhão e o Piauí vão continuar com tempo bastante instável por causa da presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Nestas localidades, o céu não fica completamente fechado, mas há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia que por vezes podem cair com forte intensidade, principalmente em Teresina e São Luis, alertam os meteorologistas.
Pelo menos até terça-feira (17), o Maranhão e o centro-norte do Piauí irão receber a maior quantidade de chuva do Nordeste. Em 5 dias, o acumulado pode ultrapassar os 100 milímetros de chuva.
No sul da Bahia, em Salvador e no litoral leste entre Sergipe e Pernambuco chove de forma frequente e de intensidade moderada. Nas demais áreas nordestinas, o sol aparece forte, faz calor e a partir da tarde há condição para pancadas de chuva com raios.
Para o fim de semana, a tendência é de sol em todo o Nordeste. Pelo interior da Bahia, a chance é de pouca ou quase nenhuma chuva e a temperatura fica elevada. Enquanto, isso, as demais áreas do Nordeste, podem registrar algumas pancadas de chuva.