A expectativa era vencer o Fluminense e conseguir vaga direta para a fase de grupo da Copa Libertadores. Poderia também empatar e contar com tropeço do Botafogo, que não podia vencer o Ceará, em jogo que valia a permanência do Vovô na Série A, para contar com a abertura de uma sexta vaga, caso o próprio FLuminense ou o Cruzeiro levantem a taça da COpa do Brasil. Deu tudo errado. Em campo, o Bahia até que foi bem até meados da segunda etapa, quando Tiago atrasou errado a bola, que caiu nos pés de Ganso, que tocou por cima de Ronaldo, abrindo o placar. O empate até poderia sair, mas bola cruzada por Soteldo encontrou a cabe ade Thiago Sil que mais uma vez marcou contra o tricolor baiano pelo alto. 2×0 o resultado final e o Botafogo bateu o Ceará, derrubando o terceiro time nordestino (junto do Fortaleza e SPort) na competição.
O Fluminense termina o Brasileirão em quinto lugar, com 64 pontos, e vai direto para a fase de grupos da Libertadores. Já o Bahia ficou em sétimo e foi ultrapassado pelo Botafogo, que venceu o Fortaleza. Por isso, não consegue a vaga direta nem em caso de título de Flu ou Cruzeiro na Copa do Brasil.
Não foi um primeiro tempo de fortes emoções no Maracanã. Cada equipe teve pelo menos duas grandes chances, mas ninguém conseguiu abrir o placar. O destaque ficou para a grande atuação de Lucho Acosta, principal jogador do Fluminense no confronto e que criou as melhores oportunidades. Do lado do Bahia, o goleiro Ronaldo fez uma grande defesa para salvar a equipe. O domínio se alternou durante os 45 minutos, com boa atuação das defesas.
O Fluminense melhorou no segundo tempo, mas o jogo estava amarrado para os dois lados. Tudo mudou com a entrada de Ganso. No primeiro toque na bola, o camisa 10 abriu o placar com uma cavadinha e deu mais tranquilidade ao time da casa. Precisando de lançar mais ao ataque, os visitantes se abriram e viram o adversário garantir o 2 a 0 com Thiago Silva, de cabeça.