Em confronto direto por uma vaga no G-6 do Campeonato Brasileiro, o Bahia visitou o Grêmio nesta quarta-feira (16), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) e saiu com a importante vitória por 1 a 0. O duelo, válido pela 26ª rodada, foi decidido com um pênalti para o time comandado por Roger Machado nos minutos finais, convertido por Arthur Caíke.
Com o resultado, o Tricolor Baiano chega a 41 pontos conquistados, ultrapassa momentaneamente o Internacional, que ainda joga na rodada, e sobe para a sétima colocação. O Tricolor Gaúcho tem a mesma pontuação, mas ocupa o sexto lugar por conta dos critérios de desempate.
Pela próxima rodada, o Imortal entra em campo no sábado (19), às 17h (de Brasília), quando visita o Fortaleza no Castelão, em Fortaleza (CE). Já o Esquadrão de Aço recebe o Ceará no Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA), na segunda-feira (21), às 19h30.
O jogo
A partida começou muito equilibrada, com poucas oportunidades criadas nos minutos iniciais. A primeira boa chance veio aos nove minutos, pelos pés do Grêmio. Cebolinha fez o cruzamento após confusão na área do Bahia, Alisson escorou e a bola sobrou para Geromel, que, livre, mandou por cima da meta adversária.
O Tricolor Baiano tentou responder com ataques em velocidade e chutes de média e longa distância, mas acabou parando em defesas seguras de Paulo Victor.
Aos 32 minutos, Everton fez bela jogada pela direita e foi travado pela defesa baiana. Então, Luan pegou a sobra e bateu da entrada da área. A bola fez uma trajetória estranha e surpreendeu Douglas, que demonstrou reflexo para evitar o gol dos donos da casa. Cinco minutos depois, Alisson arriscou de longe e exigiu mais uma boa intervenção do arqueiro visitante.
A melhor oportunidade gremista veio aos 43. Tardelli recebeu pela direita, cruzou na área e Flávio cortou para trás. A bola subiu, encobriu Douglas e bateu no travessão. Na sequência, a defesa do Bahia afastou e os gaúchos pediram pênalti, mas a arbitragem não marcou nada.
A etapa complementar foi lá e cá. Fechando o meio, o Bahia passou a provocar diversos erros do Grêmio no campo de ataque e dificultou a infiltração dos donos da casa. Aos 33 minutos, os visitantes levaram grande perigo à meta de Paulo Victor. João Pedro tirou os marcadores e passou para Élber, que cortou e encheu o pé, exigindo grande defesa do arqueiro gremista.
Nos minutos finais, montanha-russa de emoções para a torcida gaúcha. Aos 40 minutos, Pepê foi lançado por Everton na cara do gol, mas desperdiçou a chance derradeira. Três minutos depois, Marco Antônio foi derrubado por Léo Moura na área e o árbitro marcou o pênalti com auxílio do VAR. Na cobrança, Arthur Caíke converteu e garantiu o importante triunfo do Bahia.
Caíke
Na saída do gramado da Arena do Grêmio, após o triunfo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (16), o atacante Arthur Caíke dedicou o gol marcado à família.
O camisa 77, que entrou no segundo tempo e foi decisivo, citou cada pessoa da família para comemorar a conquista dos três pontos em Porto Alegre.
“Quero dedicar esse gol para minhas duas filhas, minha esposa e minha mãe”, disse.
Arthur Caíke ainda elogiou o futebol apresentado pelo Bahia fora de casa.
“Estou feliz demais pelo gol. Nós entramos em campo com toda concentração, marcando forte e criando boas oportunidades. Parabenizar todo nosso time pela atuação de hoje”, completou.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 BAHIA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de outubro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Público total: 13.614
Renda: R$ 355.349,00
Cartões amarelos: Matheus Henrique, Kannemann, Léo Moura (Grêmio); Guerra, Gregore (Bahia)
Gol: Arthur Caíke, aos 45 minutos do segundo tempo (Bahia)
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Thaciano), Alisson (Pepê), Luan (Patrick) e Everton; Diego Tardelli.
Técnico: Renato Gaúcho
BAHIA: Douglas Friedrich; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Guerra (Marco Antônio); Gilberto (Arthur Caíke), Élber (Ronaldo) e Artur.
Técnico: Roger Machado
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
((Do Terra))